Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Tofalini e Rufino fazem mais uma dobradinha no Pan-Americano

Igor Tofalini e Fernando Rufino repetem desempenho do Mundial e fazem dobradinha no Pan-Americano

Igor Tofalini e Fernando Rufino Pan-Americano
(Foto: Fábio Canhete/CBCa)

Assim como aconteceu no Campeonato Mundial na última semana, Igor Tofalini e Fernando Rufino fizeram dobradinha de ouro e prata na prova do VL2 200m do Pan-Americano de paracanoagem, em Halifax, no Canadá, nesta quinta-feira (11). O resultado foi o mesmo: Igor venceu com 52s50 e Rufino chegou logo atrás, com 53s40. Ainda neste dia, Mari Santilli levou o ouro no VL3, Adriana Azevedo faturou o bronze no KL1 e Debora Raiza foi prata no VL2 200m.

+ De virada, Brasil perde para Austrália na estreia do Mundial Juvenil de polo aquático

Comprovando que o Brasil é dominante no VL2 masculino, Igor Tofalini e Fernando Rufino não deram chances para seus adversários no Pan-Americano. No Mundial, realizado no mesmo local e encerrado no último domingo (07), os dois já haviam feito uma disputa particular pelo título. Na ocasião, Tofalini venceu com 51s67, enquanto Rufino levou a prata com 52s00.

Agora, no evento continental, a história se repetiu. Com apenas quatro atletas inscritos na prova, os dois brasileiros logo no início. Tofalini disparou e conseguiu o ouro mais uma vez, agora com uma vantagem até maior, de quase um segundo. Ele marcou 52s50 contra 53s40 de seu compatriota. O canadense Mathieu St. Pierre foi bronze com 56s20.

Mais medalhas

Medalhista de bronze no Mundial, Mari Santilli conquistou o ouro na disputa do KL3 no Pan-Americano. Ela marcou 54s4 e ficou dois segundos a frente da canadense Erica Scarff, medalhista de prata. A norte-americana Jillian Elwart foi bronze, com 58s2.

Adriana Azevedo conquistou a medalha de bronze no KL1 200m no Pan, marcando 1min00s90. Ela ficou atrás da chilena Katherine Wolerman, ouro com 54s50, e da canadense Brianna Hennessy, prata com 55s10. Apenas essas três atletas participaram. Na semana passada, a brasileira havia chegado até a final do Mundial e terminou na sétima colocação na ocasião.

Adriana Azevedo Pan-Americano de paracanoagem
Adriana Azevedo faturou o bronze no Pan (Foto: Fábio Canhete/CBCa)

Mais tarde, Débora Raiza Ribeiro conquistou a medalha de prata no VL1/VL2 200m, marcando 1min07s. Ela ficou atrás da canadense Brianna Hennessy, com 1min04s50. A chilena Jocelyn Muñoz, que é atleta da classe VL1, levou o bronze com 1min54s4. Apenas essas três atletas participaram desta final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outras provas em Halifax

Com as conquistas, o Brasil já tem sete medalhas nas provas de paracanoagem do Pan-Americano. No primeiro dia, Luis Carlos Cardoso foi ouro no VL1 200m, enquanto Mari Santilli foi prata no VL3 200m e Giovane Vieira bronze, também no VL3 200m. Na canoagem velocidade, o país soma dois ouros, com Erlon de Souza/Filipe Vieira no C2 500m, e com Isaquias Queiroz no C1 1000m.

Isaquias Queiroz Pan-Americano
Isaquias foi prata no C1 1000m no Mundial (Foto: Fábio Canhete/CBCa)

Isaquias Queiroz conquistou a medalha de ouro com sobras no C1 1000m nesta quinta, com mais de três segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Além dele, o Brasil contou com atletas em outras três finais na canoagem velocidade. Vagner Souta foi o quinto colocado no K1 1000m, mesma posição de Ana Paula Vergutz no K1 500m. Valdenice Conceição foi a oitava no C1 200m.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia