Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro de rúgbi em CR começa na próxima segunda-feira

Com 11 equipes entre a primeira e a segunda divisão, Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas começa na próxima semana

Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas
(Foto: Thelma Vidales)

O Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas 2022 terá início na próxima segunda-feira (15) e terminará na quarta-feira (17), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição, organizada pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), reunirá seis equipes da 1ª Divisão Nacional, enquanto cinco times disputarão a Segunda. 

+ Rodolpho Riskalla é bronze no Mundial de hipismo adestramento paralímpico

Na divisão principal, os clubes estarão divididos em dois grupos. A chave A será formada por Santer/RJ, atual campeão do torneio, Ronins/SP e BSB/DF. Já a B terá Minas/MG, Gigantes/SP e Gladiadores/PR. Os campeões de cada grupo avançarão diretamente para as semifinais. Já os segundos e terceiros de cada chave duelarão pelas outras duas vagas. 

A Segunda Divisão será composta por Irefes/ES, MSB/SP, Adeacamp/SP, Titans/PR e Cetefe/DF. Todos jogarão contra todos em turno único. Os dois melhores farão a final e o campeão subirá para a elite do rúgbi brasileiro em CR. 

Fases regionais

A realização da 14ª edição Brasileiro de rúgbi em CR ocorrerá após a inédita disputa de quatro fases regionais: Sul, Sudeste, Paulista e Centro-Oeste. Essa ampliação do calendário do rúgbi paralímpico brasileiro ofereceu aos atletas mais prática em quadra.

Campeonato Rúgbi em CR
(Foto: Thelma Vidales)

Para o presidente da ABRC, José Higino, a modalidade tem conquistado um público cada vez maior. “Além disso, estamos aumentando a quantidade de vagas de trabalho no paradesporto”, disse o dirigente. Em dezembro, o campeão brasileiro disputará a Copa dos Campeões, torneio que também contará com os vencedores das Regionais. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Campeonato Brasileiro ainda reunirá atletas que representarão o Brasil no Mundial de rúgbi em cadeira de rodas, em Vejle, na Dinamarca, em outubro. Esta será a primeira vez da Seleção Nacional na competição.

“Uma boa participação no Campeonato Mundial é muito importante para atingirmos um de nossos objetivos: o direito de disputar o maior evento do esporte paralímpico do planeta, os Jogos Paralímpicos de Paris 2024”, finalizou José Higino. 

Mais em Paralimpíada Todo Dia