Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil abre o Campeonato das Américas com quatro vitórias

Nos quatro duelos do dia, dois no masculino e dois no feminino, o Brasil conseguiu quatro “games” e começou com 100% o Campeonato das Américas de goalball

Leomon Moreno seleção brasileira de goalball Campeonato das Américas de goalball
Leomon Moreno, grande destaque do goalball brasileiro (Ale Cabral/CPB)

Foi só de goleada! Na abertura do Campeonato das Américas de goalball, masculino e feminino, o Brasil foi avassalador. No dia de jogos pela competição, que está sendo realizada até terça-feira (22) em São Paulo, os brasileiros venceram os dois jogos que fizeram em cada naipe fazendo o game, que é quando um time abre 10 gols de vantagem sobre o outro.

-Pia projeta mudanças para pegar anfitriãs no torneio da França

Abrindo o dia de jogo, a seleção masculina abriu o Campeonato das Américas de goalball vencendo a Colômbia, por 10 a 0, com seis gols de Emerson e quatro de André Dantas. Já na segunda partida do dia, os brasileiros, que conquistaram o ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, superaram o Chile por 10 a 0, com sete gols de Leomon, dois de Parazinho e um de Emerson.

Já na chave feminina, o Brasil abriu o Campeonato das Américas de goalball de 2022 vencendo a Venezuela, também por 10 a 0. O destaque do jogo foi Danielle Longhini, com quatro gols. Além dela, Jéssica fez três, Gaby dois e Kátia um.

No segundo duelo da equipe feminina do Brasil na competição, a vitória foi contra a as colombianas, por 11 a 1. Na partida, Kátia foi a “mulher gol” da equipe com sete bolas nas redes. Além dela, Moniza fez dois, Jéssica um e Danielle Longuini outro.

O Campeonato das Américas de Goalball

O torneio, que seria originalmente realizado em 2021, chega à sua quarta edição, sendo a terceira sediada em São Paulo (2005, 2017 e 2022). Em 2013, ele foi disputado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já a masculina tem, além do título de 2017, o terceiro lugar em 2013 e a quarta colocação em 2005.

A chave feminina contará com 12 seleções: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Venezuela. A Costa Rica acabou desclassificada de última hora por inelegibilidade de atletas, mas seguirá na tabela. Porém, os jogos envolvendo as costarriquenhas não contarão para a classificação do campeonato. Já a chave masculina reunirá estas mesmas equipes além de Porto Rico, totalizando 13 participantes. Confira a divisão por grupos:

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Masculino

Grupo A: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Nicarágua, Peru e Venezuela.

Grupo B: Canadá, Costa Rica, EUA, Guatemala, México e Porto Rico.

Feminino

Grupo C: Brasil, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Venezuela.

Grupo D: Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica, EUA e Nicarágua.

Mais em Paralimpíada Todo Dia