Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil é convocado para o Campeonato das Américas

Após a participação na Paralimpíada de Tóquio, Brasil se prepara para o Campeonato das Américas de goalball, realizado em São Paulo no próximo mês.

Parazinho Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 goalball Copa do Mundo de Clubes Sesi

Estão definidos os nomes dos 12 atletas, seis no feminino e seis no masculino, que defenderão o Brasil no Campeonato das Américas de goalball, marcado para fevereiro, em São Paulo. Antes do torneio começar, no dia 18, eles se reunirão para a segunda Fase de Treinamentos do ano, entre os dias 7 e 15, no Centro de Treinamento Paralímpico, palco da competição.

-Gabriel Medina não disputa primeira etapa do Circuito Mundial

Com duas mudanças em relação ao grupo que conquistou a inédita medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a equipe masculina defenderá o título de 2017, quando o evento também foi sediado na capital paulista. Eis os convocados:

Alas
ANDRÉ CLAUDIO BOTELHO DANTAS – Cetefe/DF
EMERSON ERNESTO DA SILVA – Apace/PB
JOSEMARCIO DA SILVA SOUZA (“PARAZINHO”) – Sesi/SP
LEOMON MORENO DA SILVA – Santos/SP

Pivôs
IVANILSON IDALINO DA SILVA (“SON”) – Sesi/SP
ROMÁRIO DIEGO MARQUES – Icemat/MT

“A renovação já é uma marca registrada no nosso grupo. Em todo término de ciclo, acontece alguma. Sabemos que todos estão bem-preparados e jogariam em qualquer seleção do mundo. O nosso foco é o Campeonato Mundial. Que a gente consiga fazer uma grande competição!”, diz o técnico Alessandro Tosim.

Ele se refere ao Mundial da China, que será disputado em junho, na cidade de Hangzhou. O Brasil é o atual bicampeão e já tem lugar assegurado na competição, o que não acontece com as meninas, que buscarão sua vaga justamente via Campeonato das Américas – os dois primeiros colocados de cada categoria carimbam passaporte rumo à Ásia.

+Aos 28 anos, William Muinhos anuncia aposentadoria

Seleção feminina

Será o primeiro evento da Seleção feminina após a troca no comando técnico – Dailton Nascimento saiu após os Jogos de Tóquio e deu lugar a seu antigo auxiliar, Jônatas Castro, que promoveu diversas mudanças na equipe. As convocadas foram:

Alas
DANIELLE VILAS LONGHINI – Sesi/SP
JÉSSICA GOMES VICTORINO – Cetefe/DF
KÁTIA APARECIDA FERREIRA SILVA ALA – Cetefe/DF

Pivôs
ANA GABRIELLY BRITO ASSUNÇÃO – Sesi/SP
LARISSA SANTOS DO ESPÍRITO SATURNINO – Santos/SP
MONIZA APARECIDA DE LIMA – Sesi/SP

“Um sexteto que parece bem renovado, mas a gente conta com meninas experientes. Quatro delas estiveram nos últimos Jogos Paralímpicos. E a gente espera que essa experiência seja suficiente para representar em quadra a escola de goalball do Brasil. Além disso, mesmo as mais novas vêm sendo observadas desde o ciclo anterior em competições de jovens. Então, é uma equipe renovada, mas não inexperiente”, pondera Jônatas.

Sobre o Campeonato das Américas

O torneio, que seria originalmente realizado em 2021, chega à sua quarta edição, sendo a terceira sediada em São Paulo (2022, 2017 e 2005). Em 2013, ele foi jogado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já os rapazes têm, além do título de 2017, um terceiro (2013) e um quarto (2005) lugar, respectivamente.

Nesta edição, a chave feminina contará com 12 seleções: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Venezuela. Já a masculina reunirá estas mesmas equipes além de Porto Rico, totalizando 13 participantes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os jogos serão disputados em duas quadras simultaneamente entre os dias 18 e 22 de fevereiro, no CT Paralímpico. A tabela com os confrontos será publicada posteriormente pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) em seu site oficial e nas redes sociais. Por conta das restrições devido à pandemia da Covid-19, o evento será fechado ao público.

Mais em Paralimpíada Todo Dia