Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Aos 28 anos, William Muinhos anuncia aposentadoria

Convivendo com uma lesão no tornozelo desde 2018, William Muinhos encerra carreira, marcada por recordes e diversos pódios

William Muinhos Pentatlo Moderno aposentadoria Mundial de Pentatlo Moderno Santiago 2023 pan
Instragram/williammuinhos

William Muinhos anunciou sua aposentadoria das competições internacionais nesta segunda-feira (24) pelas redes sociais. No pentatlo moderno desde 2009, o atleta de 28 anos representou o Brasil por mais de 13 nas principais competições mundiais, mas não tentará a vaga em Paris-2024 após conviver com uma lesão no tornozelo desde 2018.

Desde cedo, William Muinhos se destacou como uma grande promessa do pentatlo moderno brasileiro. Entre seus principais feitos estão um recorde mundial júnior no tiro, a primeira final brasileira em um Mundial e uma Copa do Mundo adulta da modalidade, a disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010, além de pódios sul-americanos e Pan-Americanos.

+Bia Haddad Maia vence de virada e está nas quartas do Australian Open

Em entrevista ao Olimpíada Todo Dia, o atleta explicou que não vinha conseguindo treinar direito devido à lesão no tornozelo e percebeu que havia chegado a hora de encerrar a carreira profissional. “Tenho uma lesão no tornozelo desde 2018. Venho fazendo tratamento e estou sempre afastado dos treinos de corrida e esgrima por conta disso. Sempre forçava a barra e acho que acabava piorando. Então isso foi me desgastando… Em 2020 perdi meu pai no início da pandemia e pensei em largar tudo. Mas me agarrei a ele para ter forças e superar tudo e conquistar pódios”, explicou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Voltei a ser competitivo e conquistei pódios importantes. Meu ano 2021 foi ímpar! Competi bem e treinei melhor ainda. Mas virou o ano e não estava mais com aquela vontade de entrega. Alonguei as férias para ver se era isso mesmo e cheguei a conclusão que sim. Era o melhor a fazer”, completou.

Assim, aos 28 anos, William Muinhos entra em uma nova fase da vida, mas pretende seguir contribuindo para o pentatlo e o esporte brasileiro. “Acredito que o melhor legado é mostrar para quem está querendo iniciar no esporte que não necessariamente você precisa ter talento. Você precisa trabalhar duro! Não tenho talento em nenhum dos cinco [risos], mas foi trabalhando muito duro que eu conquistei muitas coisas no pentatlo”, concluiu.

Confira o anúncio na íntegra:

Mais em Pentatlo Moderno