Siga o OTD

Os Olímpicos

Dia 16 – Noruega sai com 16 ouros e é o grande destaque em Pequim

Therese Johaug fecha esqui cross-country com três medalhas de ouro
(Getty Images)

Fim dos Jogos no domingo com as 5 últimas finais.

Noruega sai como a grande campeã, com 16 ouros e 37 medalhas, batendo o recorde de vitórias em uma edição de inverno que era dela e da Alemanha com 14 em 2018, mas ficando duas no total abaixo do recorde de 39 também dela também de 2018.

Ao todo, 29 países subiram ao pódio, um a menos que em 2018 e 23 levaram pelo menos um ouro, batendo a marca de 22 países de 2014 e 2018.

Áustria vence por equipes

A disputa por equipes do esqui alpino estava programada para o sábado, mas devido ao mau tempo, foi transferida para o domingo. Na primeira rodada, sem surpresas, com todos os favoritos avançando. Já nas 4as de final, a Noruega acabou desbancando a forte equipe da França, que contava com Alexis Pinturault, Mathieu Faivre e Tessa Worley. Já os Estados Unidos, que contou com Mikaela Shiffrin em sua última oportunidade de não sair zerada de Pequim, derrotou a Itália por 3-1, sendo que a única derrota foi da própria Shiffrin. Já a Alemanha conseguiu eliminar a Suíça, cabeça de chave 2.

Na semifinal, a Áustria empatou em 2-2 com a Noruega, mas conseguiu se classificar nos critérios de desempate, que é a soma do tempo do melhor homem com o da melhor mulher. Na outra semi, a Alemanha fez 3-1 nos Estados Unidos e se classificou pra final. Na disputa do bronze, empate de 2-2, mas a Noruega fez tempos melhores que os americanos e ficou com a medalha de bronze. Sendo assim, Shiffrin sai mesmo zerada dos Jogos. Na final, novo empate em 2-2 entre Áustria e Alemanha, mas na somatória do tempos, 48.27 pros austríacos contra 48.46 dos alemães e Johannes Strolz fica sendo o único atleta a sair com dois ouros e três medalhas de Pequim no esqui alpino.

O tetra de Friedrich

Sem surpresas, Francesco Friedrich levou o ouro no bobsled 4-man, faturando não apenas o bicampeonato da prova como se tornando o 1º da história a vencer o 2-man e o 4-man numa mesma Olimpíada duas vezes. Com 58.17 e 58.13 nas descidas finais, ele somou 3:54.30 e venceu seu compatriota alemão Johannes Lochner por 0.37. O canadense Justin Kripps completou o pódio a 0.79, evitando um pódio todo alemão, ficando 0.06 na frente de Christoph Hafer.

Vale destacar a ótima participação do trenó brasileiro. Em sua última Olimpíada, Édson Bindilatti pilotou para 59.78 e 59.61, somando 3:58.48 para terminar na histórica 20ª posição. A partir de 2006, apenas os 20 melhores se classificavam para a 4ª e última descida e essa foi a primeira vez que o Brasil conseguiu isso no 4-man.

O tricampeonato de Johaug

A norueguesa Therese Johaug se despediu de Pequim com o seu 3º ouro na prova de saída em massa 30km estilo livre no esqui cross-country. Grande favorita, ela sobrou para vencer a prova com enorme superioridade. Já na marca de 10km, Johaug abriu 16s sobre a americana Jessie Diggins e só aumentou a diferença até vencer com 1:24:54.0, colocando 1min43s3 sobre Diggins, que levou a prata. A sueca Ebba Andersson se encaminhava para o bronze, tendo quase 15s de vantagem no último quilometro, mas acabou sendo ultrapassada e a finlandesa Kerttu Niskanen ficou com o bronze a 2:33.3 de Johaug. Andersson chegou apenas na 8ª posição, deixando todo o pelotão que a perseguia a ultrapassar.

Britânicas vencem no curling

Grã-Bretanha ouro curling feminino jogos olímpicos de inverno de pequim-2022
Eve Muirhead lança pedra na final do curling feminino (Getty Images)

A equipe da Grã-Bretanha liderada por Eve Muirhead conquistou o ouro na disputa do curling feminino ao derrotar o Japão por 10-3, não dando chances para as adversárias. Elas abriram 2-0 no 1º end e já tinha 4-1 no fim do 5º. Com um erro da capitã japonesa Satsuki Fujisawa no 7º end, as britânica fizeram 4 pontos e abriram 8-2. No fim do 9º, com 10-3 contra, o Japão encerrou a partida. Muirhead já havia liderado uma equipe completamente diferente em 2014, quando conquistou o bronze.

Vitória histórica da Finlândia no hóquei

Numa bela virada, a equipe masculina da Finlândia venceu pela primeira vez o torneio masculino de hóquei no gelo. A equipe do Comitê Russo abriu 1-0 com 7min de jogo e seguia rumo ao bicampeonato olímpico. No 2º tempo, com 3min de jogo, a Finlândia empatou e virou o placar no primeiro minuto do 3º tempo, segurando os ataques russos até o final.

Foi a 7ª medalha do time masculino finlandês nos Jogos, a primeira de ouro. Ees já javiam sido derrotadas nas finais em Calgary-1988 e em Turim-2006. A equipe vem em ótima fase, após o título mundial em 2019 e o vice em 2020. O Mundial deste ano em maio será na própria Finlândia.

Medalhistas do dia

OuroPrataBronze
Esqui Alpino EquipesÁustriaAlemanhaNoruega
Bobsled 4-man masculinoFrancesco Friedrich (GER)Johannes Lochner (GER)Justin Kripps (CAN)
Esqui Cross-country 30km femininoTherese Johaug (NOR)Jessie Diggins (USA)Kerttu Niskanen (FIN)
Curling femininoGrã-BretanhaJapãoSuécia
Hóquei no Gelo masculinoFinlândiaComitê RussoEslováquia
Em verde: acertei a posição. Em vermelho: coloquei no pódio, mas errei a posição

Com o fim do Jogos, acertei 50 dos 109 campeões (45,9%), coloquei 79 deles no pódio (72,5%) e coloquei 169 dos 327 medalhistas no pódio (51,7%). Cravei 8 pódios completos e acertei todos os medalhistas de 14.

Mais em Os Olímpicos