Siga o OTD

Os Olímpicos

Apostas Tóquio-2020 – Esgrima

Nathalie Moellhausen vibra no Mundial de esgrima

Pela primeira vez o programa olímpico da esgrima terá todas as armas individuais e por equipe no masculino e no feminino. Até o Rio-2016, eram apenas quatro disputas por equipes e as armas iam se alternando, sempre uma ficando de fora. A partir de agora, todas serão disputadas nos Jogos, nada mais justo.

O Brasil chega com apenas dois atletas, que foram nossos melhores no Rio-2016. Nathalie Moellhausen foi campeã mundial em 2019 na espada e é top-5 do mundo já há um bom tempo. Na Rio-2016, chegou às quartas-de-final. Só que a espada é uma prova muito aberta, e ninguém domina por completa, como acontece nas outras armas. Guilherme Toldo também chegou às quartas na Rio-2016, só que no florete, e tem tido participações boas no circuito durante o ciclo, mas não tem a mesma força de Moellhausen.

Já que falei em domínio, talvez a maior supremacia na esgrima atual é da russa Inna Deriglazova, no florete. Campeã olímpica no Rio-2016, ela também foi ouro nos Mundiais de 2015, 2017 e 2019, foi ouro no europeu de 2018 e prata no de 2019, além de outras várias vitórias em GPs e Copas do Mundo.

Um grande destaque da modalidade é a equipe dos Estados Unidos do florete masculino. Eles tem três atletas entre os cinco melhores do mundo e quatro entre os 10. No sabre, os sul-coreanos dominam no masculino e as russas e a ucraniana Olha Kharlan são as favoritas no feminino.

OuroPrataBronze
Espada masculinaYannick Borel (FRA)Gergely Siklosi (HUN)Sergey Bida (RUS)
Florete masculinoDaniele Garozzo (ITA)Alexander Massialas (USA)Enzo Lefort (FRA)
Sabre masculinoOh Sanguk (KOR)Eli Dershwitz (USA)Áron Szilagyi (HUN)
Espada por equipe masculinaFrançaItáliaSuíça
Florete por equipe masculinoEstados UnidosItáliaRússia
Sabre por equipe masculinoCoreia do SulHungriaItália
Espada femininaSun Yiwen (CHN)Ana Maria Popescu (ROU)Man Wai Vivian Kong (HKG)
Florete femininoInna Deriglazova (RUS)Arianna Errigo (ITA)Ysaora Thibus (FRA)
Sabre femininoSofya Velikaya (RUS)Olga Kharlan (UKR)Manon Brunet (FRA)
Espada por equipe femininaChinaRússiaEstados Unidos
Florete por equipe femininoRússiaFrançaItália
Sabre por equipe femininoFrançaRússiaCoreia do Sul

Mais em Os Olímpicos