Siga o OTD

Os Olímpicos

Apostas Tóquio-2020 – Taekwondo

O taekwondo é um dos esportes mais democráticos dos Jogos, distribuindo medalhas para muitos países considerando que é um esporte com apenas 8 categorias. Isso se dá principalmente por conta da limitação de 2 homens e 2 mulheres que cada país pode ter. Um país só poderia ter mais se tivesse seus atletas no top-6 do mundo.

Incluído no programa olímpico em Sydney-2000, a Coreia do Sul é a principal força da modalidade, tendo vencido 12 ouros na curta história olímpica. Em Mundiais, os sul-coreanos já conquistaram 171 ouros, mais da metade dos disputados desde 1973. Um dos destaques sul-coreanos é Lee Dae-hoon, prata em Londres-2012 e bronze no Rio-2016 e tricampeão mundial.

Duas atletas podem se tornar as primeiras tricampeãs olímpica do taekwondo. A britânica Jade Jones venceu os 57kg em Londres e no Rio, mas curiosamente só levou seu primeiro ouro em Mundiais em 2019. E segue como favorita ao ouro, chegando em Tóquio como a número 1 do mundo. A chinesa Wu Jingyu venceu os 49kg em Pequim-2008 e em Londres-2012, mas no Rio perdeu nas quartas-de-final e na repescagem.

Um destaque interessante é Kimia Alizadeh, nos 57kg. Ela foi bronze no Rio-2016 conquistando a primeira e até hoje única medalha olímpica feminina do Irã. Em janeiro de 2020, ela anunciou que estava desertando o Irã, como forma de crítica ao governo, protestando contra o jeito que as mulheres são tratadas no país. Ela foi para a Alemanha morar e treinar e foi convocada pelo COI fazendo parte da equipe de refugiados.

O Brasil está em seu melhor momento na modalidade, após um mundial de 2019 excepcional com 5 medalhas, 2 de prata e 3 de bronze e 7 medalhas no Pan de Lima-2019. Os três brasileiros classificados tem fortes chances de medalha. Edival Pontes foi ouro no Pan de Lima e ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014, Ícaro Soares foi vice-campeão mundial em 2019 e Milena Titoneli foi bronze no mesmo Mundial e ouro no Pan de Lima.

OuroPrataBronzes
58kg masculinoJang Jun (KOR)Jesus Tortosa (ESP)Armin Hadipour (IRI)
Lucas Guzman (ARG)
68kg masculinoJaouad Achab (BEL)Bradley Sinden (GBR)Lee Dae-hoon (KOR)
Zhao Shuai (CHN)
80kg masculinoMilad Beigi (AZE)Cheick Sallah Cissé (CIV)Ícaro Soares (BRA)
Maksim Khramtsov (RUS)
Acima de 80kg masculinoVladislav Larin (RUS)Rafael Alba (CUB)Alexander Bachmann (GER)
Abdoul Issoufou (NIG)
49kg femininoPanipak Wongpattanakit (THA)Tijana Bogdanovic (SRB)Sim Jae-young (KOR)
Wu Jingyu (CHN)
57kg femininoJade Jones (GBR)Lee Ah-reum (KOR)Hatice Kubra Ilgun (TUR)
Skylar Park (CAN)
67kg femininoNur Tatar (TUR)Paige McPherson (USA)Ruth Gbagbi (CIV)
Matea Jelic (CRO)
Acima de 67kg feminonoBianca Walkden (GBR)Lee Da-bin (KOR)Briseida Acosta (MEX)
Milica Mandic (SRB)

Mais em Os Olímpicos