Siga o OTD

Os Olímpicos

Quem brilhou no fim de semana pelo mundo

Kibiwott Kandie

O queniano foi o grande destaque do fim de semana no atletismo ao vencer a Meia-Maratona de Valência, na Espanha, arrasando o recorde mundial. Kandie completou o percurso em 57:32, reduzindo a marca mundial em 29 segundos. O tempo anterior de 58:01 foi estabelecido em setembro de 2019 pelo também queniano Geoffrey Kamworor em Copenhagen. A prova espanhola foi tão forte que os quatro primeiros fizeram tempos abaixo do recorde mundial anterior.

A vitória no feminino ficou com a etíope Genzebe Diababa, prata no Rio-2016 nos 1.500m, com 1:05:18, o 17º tempo da história.

Halvor Egner Granerud

O norueguês é a sensação da temporada da Copa do Mundo de Saltos em Esqui. Na semana anterior ele havia vencido pela primeira vez na sua carreira, com o primeiro lugar na prova de Large Hill em Ruka, na Finlândia. Nesta semana, ele venceu as duas provas disputadas em Nizhny Tagil, na Rússia.

Na primeira, no sábado, somou 270,0 pontos após dois saltos, uma enorme vantagem contra o segundo colocado, o austríaco Daniel Huber, que somou 255,7. Já no domingo, a vitória foi por muito pouco. Granerud somou 241,5 contra 240,7 do norueguês Robert Johansson, dono de três medalhas olímpica em PyeongChang-2018 e famoso pelo seu bigode.

Com as vitórias, o Granerud lidera a Copa do Mundo com 400 pontos contra 333 do alemão Markus Eisenbichler, o líder anterior. Esta é a 5ª temporada que ele compete na Copa do Mundo e ele nunca havia pego um pódio individual.

Hanna Öberg

A sueca foi a grande sensação na segunda etapa da Copa do Mundo de Biatlo, em Kontiolahti, na Finlândia. Campeã olímpica em 2018 na prova individual 15km e ouro nesta mesma prova no Mundial de 2019, Öberg tem se mostrado como o grande nome da nova geração de biatletas, já que o esporte viu a aposentadoria de várias grandes atletas nos últimos anos.

Nesta etapa, ela venceu a prova de Sprint na quinta-feira com 21:11.5 e nenhum erro. No sábado, fechou o revezamento sueco que venceu o 4x6km, segurando o ataque da francesa Justine Braisaz. E no domingo, ainda pegou o bronze na prova de perseguição. Sua irmã mais novo, Elvira, foi bronze no Sprint e também esteve na equipe campeã do revezamento. Öberg lidera a Copa do Mundo com 204 pontos no geral contra 168 da norueguesa Marte Olsbu Roeiseland.

Na disputa masculina, o destaque foi o norueguês Tarjei Boe, que venceu o Sprint e também ajudou a Noruega a levar o revezamento 4×7,5km. Seu irmão Johannes Thingnes Boe, que lidera a Copa do Mundo, foi bronze no Sprint e na perseguição e ouro no revezamento.

Mais em Os Olímpicos