Siga o OTD

Os Olímpicos

Quem brilhou no fim de semana pelo mundo

Russa Viktoriia Meshkova leva três ouros no Europeu de Escalada e sai com vaga olímpica

Yalemzerf Yehualaw

A etíope foi a vencedor da meia-maratona de Délhi, na Índia, neste domingo com 1:04:46, o segundo melhor tempo da história na distância.

Bronze no Mundial de Meia-maratona este ano na Polônia com 1:05:19, Yehualaw, de apenas 21 anos, ficou à frente da queniana Ruth Chepngetich, campeã mundial da maratona em Doha-2019. O melhor tempo da história da meia-maratona é da etíope Ababel Yeshaneh de 1:04:31, obtidos em fevereiro deste ano em Ras Al-Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos.

Johannes Hoesflot Klaebo

O supercampeão norueguês venceu o torneio de abertura da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country em Ruka, na Finlândia. O evento contou com três provas sendo um Sprint na sexta, uma prova de 15km estilo clássico no sábado (10km para as mulheres) e uma perseguição no domingo na mesma distância.

Bicampeão da Copa do Mundo em 2018 e 2019, Klaebo conquistou três ouros nos Jogos de PyeongChang-2018 (Sprint, Sprint por equipes e revezamento 4x10km) e os mesmos três ouros no Mundial de 2019.

A disputa feminina foi dominada pela norueguesa Therese Johaug, que foi campeã das etapas do sábado e do domingo e venceu o torneio de abertura na temporada pela 4ª vez. Dez vezes campeã mundial, Johaug é o grande nome do esporte na atualidade e busca seu 4º título geral da Copa do Mundo.

Julia Taubitz

A alemã venceu as duas provas na abertura da Copa do Mundo de Luge em Innsbruck, na Áustria. Ela foi campeã da prova regular e da prova de Sprint. Taubitz foi a vencedora da Copa do Mundo na temporada passada, que ficou marcada pela ausência da sua compatriota Natalie Geisenberger, que não competiu para ser mãe. De volta, Geisenberger, sete vezes campeã da Copa do Mundo, 4 ouros olímpicos e 9 títulos mundiais, ficou em 2º atrás de Taubitz nas duas provas. Taubita também ajudou a equipe alemã a vencer a prova de revezamento ao lado de Felix Loch (que também  venceu as duas provas individuais no masculino) e da dupla Toni Eggert e Sascha Benecken.

Viktoriia Meshkova

A russa foi o grande destaque do Europeu de Escalada em Moscou, com três títulos e vaga olímpica. Ela venceu a prova de lead, a prova de Boulder e ainda foi campeã da prova combinada, conquistando a única vaga olímpica para Tóquio-2020 em jogo na competição.

Na disputa masculina, a vaga ficou com o russo Aleksei Rubtsov de maneira dramática. Na prova combinada, as colocações de cada atleta nas provas é multiplicada e o menor número é campeão. O suíço Sascha Lehmann, campeão europeu no lead, estava na frente. Havia chegado ao topo na final do lead da combinada, era líder na prova e tinha 12 pontos (4x3x1 = 12) contra 15 pontos de Rubtsov (5x1x3), só restando o israelense Yuval Shemla competir. O atleta disparou na prova de lead e chegou ao topo muito rápido, mais rápido que Lehmann e ficou em 1º na prova. Com isso, o suíço foi para 24 pontos (4x3x2) e Rubtsov foi campeão com 20 (5x1x4).

Francesco Friedrich

Destaque na semana passada após vencer as duas provas na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bobsled em Sigulda, na Letônia, Friedrich repetiu o feito neste fim de semana. Novamente em Sigulda, ele foi campeão da prova no trenó de duplas no sábado por apenas 0.10 sobre o letão Oskars Kibermanis e também no domingo com 0.44 de vantagem sobre o suíço Michael Vogt.

Dois ouros em PyeongChang-2018, Friedrich tem no seu currículo 11 títulos mundiais, já venceu 3 vezes a Copa do Mundo para trenós de duplas e 2 vezes para os trenós de quatro. Assim, Friedrich chega a 30 vitórias em Copas do Mundo na prova para trenós de duplas.

Mais em Os Olímpicos