Siga o OTD

Olimpíada

Diretriz busca não-discriminação com base na identidade de gênero

Comitê Olímpico Internacional lança documento visando promover ambiente seguro e acolhedor para todos os envolvidos em competições de elite

COI Comitê Olímpico Internacional Olimpíada identidade de gênero esporte
(Greg Martin/ IOC)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta quarta-feira (17) o documento IOC Framework on Fairness, Inclusion and Non-Discrimination on the Basis of Gender Identity and Sex Variations”. Em tradução livre, Diretrizes do COI sobre Justiça, Inclusão e Não Discriminação com Base na Identidade de Gênero e Variações de Sexo. Com essa nova diretriz, a entidade afirma que busca promover um ambiente seguro e acolhedor no esporte para todos os envolvidos em competições de nível de elite, de acordo com os princípios consagrados na Carta Olímpica.

+ Veja aqui o documento lançado pelo COI (documento está me inglês)

Segundo a matéria publicada no site do comitê, o documento foi desenvolvido após uma ampla consulta aos atletas, federações internacionais e outras organizações esportivas, bem como especialistas em direitos humanos, jurídicos e médicos. Ele substitui e atualiza as declarações anteriores sobre esse assunto, incluindo a de consenso de 2015.

+ Atletas paralímpicos passam por exames visando Pequim-2022

A entidade diz que o objetivo é oferecer às entidades esportivas, especialmente as responsáveis pela organização de competições de elite, abordagem de dez princípios para ajudá-los a desenvolver os critérios aplicáveis ao seu esporte em relação à identidade de gênero. Os órgãos esportivos também precisarão considerar aspectos éticos, sociais, culturais e legais específicos que podem ser relevantes em seu contexto. O COI também está planejando uma fase de implementação abrangente, incluindo webinars para federações internacionais e atletas, começando após os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim 2022.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Olimpíada