Siga o OTD

Olimpíada

Nell Salgado fala sobre a importância do coach

Em live com o OTD, coach com mais de 30 atletas olímpicos explicou mais sobre o seu trabalho e a importância da preparação mental para os atletas

Nell Salgado - Coach - Preparação Mental
Rafaela Silva é uma das atletas que trabalha com Nell Salgado (Instagram/nellsalgado)

Por muito tempo, o aspecto psicológico foi deixado de lado e tido como menos importante do que a parte física e técnica de um atleta. Tal conceito, no entanto, vem mudando a cada dia, com o entendimento que sem uma preparação mental adequada, é difícil chegar onde você quer. É isso que faz Nell Salgado, uma das maiores coach esportivas do Brasil. Hoje, ela trabalha com 34 atletas olímpicos, entre eles Rafaela Silva e Pepê Gonçalves, e falou da importância do seu trabalho.

“A gente precisa de voz e conscientização para as pessoas conhecerem mais sobre o trabalho e perderem o preconceito que ainda existe. É uma questão natural do ser-humano. Se eles (atletas) chegaram onde chegaram sozinhos, por que agora precisam de alguém? Por isso é legal a gente desmistificar e falar sobre isso. Qual é o papel de um profissional como coach? Eu não vou ensinar nada para ninguém. Faço perguntas para levar a pessoa ao autoconhecimento para ajudar na tomada de decisões, para que ele possa entrar em ação. Então eu não dou respostas, é uma troca”, explicou Nell em live com Olimpíada Todo Dia.

+Kristin Otto é mulher com mais ouros em uma edição de Jogos

“O atleta quando começa a trabalhar comigo entende a interpretar o que está sentido. É ansiedade mesmo? É angústia, medo? Porque atleta não quer dizer que tem medo. Então ele aprende a interpretar o que está sentindo, para aprender a gerir isso e depois conseguir anular aquilo. O atleta tem que entender quem ele é, como funciona, para então ressignificar aquilo que ele está sentindo e poder colocar outra coisa no lugar, mudar a chavinha”, completou.

“Tem lugar para todo mundo”

A profissão de coach cresceu muito nos últimos anos no Brasil. Apesar de uma notícia positiva, se considerarmos que isso significa uma procura maior por preparo mental, é preciso ter responsabilidade na hora de contratar um coach.

“Ainda mais agora que tem tanto coach por aí (risos). Nunca teve tanto. Mas como banalizou muito, tem muito atleta procurando profissionais na internet de qualquer maneira e tem trazido prejuízo para o esporte. Um atleta, quando procura um coach, tem que saber com quem ele está lidando e os resultados que essa pessoa tem, porque é o sonho dele, a vida dele, então é muito sério”, pontuou Nell Salgado.

Nell Salgado - Coach - Preparação Mental
Nell Salgado com Danielle Robles e Ingrid Oliveira, dos saltos ornamentais (Instagram/nellsagado)

Além disso, tem quem ache que o papel do coach rivaliza com o papel do psicólogo, psiquiatra e outros profissionais, quando, na verdade, o melhor é que seja um trabalho conjunto. “A gente não pode ter preconceito, tem espaço para todo mundo. Tenho muito atletas que a gente trabalha em conjunto (com psicólogos), porque a gente trabalha de acordo com a demanda de cada um e isso é básico. Dá para trabalhar todo mundo junto e a ideia é essa, ter uma equipe multidisciplinar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Por fim, Nell Salgado incentivou a procura a profissionais de coach sérios, ressaltando a importância e o diferencial de uma preparação mental adequada na carreira de de um atleta.

“A dica que eu dou é: procura, paga para ver como funciona. ‘Eu estou muito bem, mas falta alguma coisinha’. Esse falta alguma coisa… procure uma ajuda de preparação mental, porque é esse detalhe que vai te colocar no eixo, que vai ajustar tudo. Porque não adianta você estar 100% preparado fisicamente, tecnicamente e quando chegar na hora, você não saber lidar com as suas emoções. O campeão está no detalhe”, concluiu.

Confira a live completa:

Mais em Olimpíada