Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Pentatlo fará teste do novo formato para Jogos da Juventude

Evento ocorre nos dias 12 e 13 de setembro e será o primeiro desde a paralisação das disputas do esporte por causa da pandemia

UIPM testará formato para Dacar-2026 em setembro

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) fará, nos dias 12 e 13 de setembro, os últimos testes do novo formato da modalidade para os Jogos Olímpicos da Juventude Dacar-2026. A avaliação vai acontecer em Budapeste, na Hungria. Será o primeiro evento do Pentatlo Moderno mundial desde a paralisação das disputas do esporte por causa da pandemia do novo coronavírus, em março.

+ Mecânico de máquina de escrever é o maioral do pentatlo

O novo formato prevê a prova da esgrima e um evento combinado reunindo a natação, a corrida e o tiro a laser. Até então, as provas do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos da Juventude eram realizadas separadamente, com exceção do laser-run (tiro a laser e corrida). O hipismo não faz parte do programa da modalidade dos Jogos, que é representado por um Tetratlo Moderno.

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) fará, em 12 e 13 de setembro, testes do novo formato da modalidade para os Jogos Olímpicos da Juventude
Pentatlo Moderno fará teste do novo formato para Jogos da Juventude de Dacar-2026 (divulgação)

Mais dinâmico para o público e desafiador para os atletas, o novo formato fará sua estreia em Dacar-2026. Na edição dos Jogos Olímpicos da Juventude realizada no continente africano, o Pentatlo Moderno também terá um número maior de competidores. Até então, eram 48 (24 em cada gênero) e agora serão 64 (32 homens e 32 mulheres). O incremento foi de 25%.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Durante esses tempos difíceis, quando todos os membros de nossa comunidade global do Pentatlo Moderno enfrentam desafios sem precedentes, é vital que mantenhamos o nível de motivação de nossos grandes atletas”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Cinco testes

Até o momento, a UIPM já fez quatro eventos-teste do novo Tetratlo Moderno dos Jogos Olímpicos da Juventude. O primeiro deles aconteceu no mesmo ano da última edição do torneio, Buenos Aires 2018, em março daquele ano. Os outros três foram realizados no Cairo (Egito), em abril de 2019; Perpignan (França), em julho do ano passado; e Weiden (Alemanha), um mês depois.

Depois dos vários testes, os membros do Conselho Executivo da UIPM se reuniram em Budapeste, na Hungria, em setembro, e em Lausanne, na Suíça, em janeiro deste ano, para definir os últimos ajustes da prova.

Apesar da pandemia, a UIPM a e a Associação Húngara de Pentatlo Moderno (HMPA) decidiram manter o cronograma de testes do novo formato.

“A Associação Húngara está sempre disposta a ajudar a UIPM, a fornecer condições de alto nível para o esporte e oportunidades de testar as inovações que são a base do nosso movimento”, acrescentou o presidente da UIPM.

Torneio Jovem em 2022

Por causa do adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude de Dacar, que antes iriam acontecer em 2022, a UIPM está pensando em realizar uma competição internacional para atletas de até 18 anos no ano em que o torneio iria ser realizado. A ideia é que a competição ganhe o nome de Copa Jovem Pierre de Coubertin.

“Por esse motivo, ter eventos de teste do novo formato ainda é crucial”, defendeu um porta-voz do comitê organizador local do evento-teste da Hungria.

Mais em Pentatlo Moderno