Siga o OTD

Tóquio 2020

De olho em Tóquio, COB oferece estrutura de ponta aos atletas

No primeiro mês do ano olímpico, quase 300 atletas utilizaram as instalações do CT Time Brasil, localizado no Rio de Janeiro

Atletas do Time Brasil treinam nas instalações do COB - Foto: Rafael Bello/ COB
Foto: Rafael Bello/ COB

O Centro de Treinamento Time Brasil já respira os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Somente em janeiro deste ano, o espaço multiuso administrado desde 2008 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu 291 atletas de 23 modalidades. Além disso, foram realizadas 131 avaliações com 72 atletas no Laboratório Olímpico, crescimento de 43% em relação ao mesmo período de 2019. É a casa do esporte olímpico brasileiro recebendo os melhores atletas do país em uma estrutura que une esporte, ciência e tecnologia.

O clima no CT do COB nesse início de ano se assemelha ao de uma Vila Olímpica. A interação entre atletas de diversas modalidades é um dos diferenciais do espaço. Em janeiro, já passaram pelo local o campeão olímpico Arthur Zanetti e os campeões mundiais Arthur Nory, Ana Marcela Cunha, Beatriz Ferreira, Ágatha Rippel, Duda Lisboa e Italo Ferreira. Outros grandes nomes do esporte, entre eles Bruno Fratus, da natação, e Fernando Reis, do levantamento de pesos, vieram dos Estados Unidos especialmente para um período de treinos e avaliações na estrutura do COB.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Seguimos trabalhando incessantemente pelos atletas brasileiros, que são a nossa prioridade número um. O planejamento está sendo muito bem executado com investimento em diversas áreas, como as ciências do esporte, a capacitação de treinadores e o acompanhamento individualizado de centenas de atletas”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley. “O Centro de Treinamento tem dado suporte a um número cada vez maior de atletas, tornando-se referência no trabalho voltado à performance no alto rendimento”, disse o presidente do COB.

O CT Time Brasil está localizado no Parque Olímpico da Barra e contempla o Parque Aquático Maria Lenk, CT de Ginástica Artística e Laboratório Olímpico. Em 2019, um total de 1033 atletas usufruíram da estrutura de ponta disponibilizada pelo COB.

“Quando a gente vem para cá, andamos pelas instalações e esbarramos com outros atletas de outras modalidades. Isso é muito bom, nos motiva. Cada atleta tem um ponto a se admirar e absorver, o que é essencial para nós”, destacou o campeão olímpico na ginástica Arthur Zanetti, que participa do maior camping da história da ginástica artística masculina, com 22 atletas, entre adultos e juvenis.

E não é só no CT Time Brasil que o COB oferece a melhor estrutura aos atletas brasileiros. Ao longo do ciclo olímpico, em planejamento conjunto com as confederações, a entidade vem apoiando inúmeras ações, como campings de treinamentos internacionais, suporte e logística para participações em competições, contratação e manutenção de treinadores de alto nível, aquisição de equipamentos esportivos, projetos de desenvolvimento para as categorias de base, entre outros. Todo esse empenho do COB e das Confederações tem um grande objetivo: o melhor desempenho nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

+Veja também: Laboratório Olímpico do COB abre 2020 com recorde de avaliações

A menos de seis meses do início da competição, o COB já coloca em prática o que foi detalhadamente planejado para a ida da delegação brasileira a Tóquio. Um dos primeiros países a visitar o Japão, o Brasil fechou parcerias, com as prefeituras locais e oferecerá nove bases de apoio espalhadas pelo país asiático. Ao todo, 333 atletas e comissões técnicas, de dez modalidades, passaram pelos locais para treinamentos e simulações das operações. Foram realizadas seis ações em 2018 e oito em 2019 em cinco bases exclusivas do Time Brasil. Alimentação, fuso horário e clima são fatores que estão sendo levados em conta neste planejamento.

“Todo o investimento do COB na preparação de atletas e equipes vem rendendo frutos para o esporte brasileiro. Ao longo do ciclo, mantivemos um bom leque de modalidades com resultados expressivos no cenário internacional. O desempenho do Brasil nos Campeonatos Mundiais de 2019, com 22 medalhas, além da histórica campanha nos Jogos Pan-americanos de Lima, nos trazem confiança de que estamos no caminho correto”, analisou o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.

Mais em Tóquio 2020