Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Carol ganha quinto ouro e Bandeira bate recorde mundial

Brasileira fechou a participação individual dela na competição em Portugal ganhando os 100 m livre da classe S12. Dia teve mais três ouros, um deles com direito a recorde mundial

Carol Santiago Maria Carolina Santiago natação paralímpica mundial de natação paralímpica medalha de ouro
Cinco vezes Carol Santiago (Alê Cabral/CPB)

A brasileira Maria Carolina Santiago, a Carol Santiago, fechou a participação individual no Mundial de Natação Paralímpica com mais uma medalha de ouro. Venceu desta vez os 100 m livre da classe S10 com o tempo de 59s62 e soma agora cinco ouros na competição realizada na Ilha da Madeira, em Portugal. A pernambucana ainda deve nadar o 4x100m livre. Além dela, foram três ouros, um deles com recorde mundial de Gabriel Bandeira, e um bronze nesta quinta-feira (16). Com isso, a delegação brasileira chega a um total de 41 pódios em todo o campeonato, a terceira melhor campanha.

Cecília Araújo natação paralímpica mundial de natação paralímpica medalha de ouro
Cecília Araújo abriu os trabalhos dourados do dia (Alê Cabral/CPB)

O ouro de Carol Santiago, campeão paralímpica três vezes em Tóquio-2020, foi o terceiro do dia e a quarta medalha do Brasil nesta quinta. Cecília Araújo foi a primeira a subir no lugar mais alto do pódio, campeã nos 50 m livre S8 com o tempo de 30s97. Logo depois, Gabriel Cristiano foi o campeão do masculino na mesma prova, na mesma classe, marcando 27s19. Antes deles, Lídia Cruz havia ganho a primeira medalha do dia para o país, um bronze nos 50 m livre S4 com 39s84. Chegou logo à frente de Patrícia dos Santos, quarta colocada com 41s26 na mesma prova.

Recorde Mundial

O quarto campeão mundial brasileiro do dia foi Gabriel Bandeira nos 200 m medley SM14 masculino com direito a recorde mundial, 2min07s50. Gabriel já havia levado o ouro nos 200 m livre da mesma classe. João Brutos competiu na mesma prova e ficou em quarto com 2min13s57. “Nos Jogos Paralímpicos eu conquistei prata nesta prova e agora fui para o ouro e com recorde mundial. Estou muito feliz. Consegui encaixar a prova do jeito que eu queria e o resultado veio.”

Mais Brasil na piscina

Outros brasileiros disputaram finais no penúltimo dia do Mundial de Natação paralímpica. Lucilene Sousa nadou a dos 100 m da S12 e ficou em quinto com 1min01s73. Nos 100 m livre S11, Matheus Rheine foi o quarto com 59s63 e Wendell Belarmino terminou em sexto marcando 1min02s11. Nos 50 m livre S3, Maiara Barreto acabou em quinto com 1min04s68 e Larissa Rodrigues foi a sétima com 1min09s62. Nos 50m livre S6, Daniel Mendes foi quarto com 30s08 e Talisson Glock sexto com 31s37 no masculino e, no feminino, Laila Suzigan terminou na sexta posição com 35s81. Nos 50 m livre da S13, Douglas Matera ficou em sexto com 25s17. Por fim, no revezamento 4×100 m medley 34 pontos quinto lugar (4min39s36).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia