Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil tem o dia mais dourado até agora no Mundial de natação

Foram quatro medalhas de ouro, com Carol Santiago, Gabriel Araújo, Mariana Gesteira e no revezamento 4×100 medley 49 pontos. Delegação conquistou ainda duas pratas e seis bronzes

Mariana Gesteira Natação paralímpica Mundial de natação paralímpica Brasil medalha de ouro
Mariana Gesteira levou os 100 m livre da classe S8 (Alê Cabral/CPB)

O quarto dia do Mundial de Natação Paralímpica foi o mais dourado do Brasil até agora. Foram quatro medalhas de ouro nesta quarta-feira (15), além de duas de prata e sete de bronze na competição disputada na Ilha da Madeira, em Portugal. Carol Santiago foi o destaque com dois ouros, um nos 100 m peito da classe S12 e o outro com o revezamento 4×100 medley 49 pontos, chegando a quatro na competição. Gabriel Araújo levou os 200 m S2 livre e subiu pela segunda vez ao topo do pódio. Já Mariana Gesteira venceu os 100 livre S9, e Guilherme Batista, José Perdigão e Lucilene Sousa completaram o revezamento campeão.

Carol Santiago já havia conquistado ouro nos 50 m livre e nos 100 m borboleta, ambas também na classe S12 do Mundial de Natação Paralímpica. Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, havia vencido os 100 m costas da S2. No total, após os quatro dias de competições, o Brasil já tem onze medalhas de ouro, além de oito de prata de 17 de bronze. Soma, portanto, 35 e supera México-2017 como a melhor campanha do país em mundiais. No quadro de medalhas, ocupa a terceira colocação atrás da Itália, que tem 16 ouros, 11 pratas e 10 bronzes, e dos Estados Unidos com 14-3-3. A Grã-Bretanha vem em quarto com 10-6-5 e, em quinto, aparece a Holanda com cinco douradas, quatro prateadas e mais duas de bronze.

Carol Santiago José Perdigão Lucilene Sousa Guilherme Batista natação paralímpica Mundial de Natação paralímpica medalha de ouro
Carol Santiago, José Perdigão, Lucilene Sousa e Guilherme Batista, ouro no revezamento 4×100 medley 49 pontos (Alê Cabral/CPB)

Pratas e bronzes

As pratas brasileiras no quarto dia do Mundial de Natação Paralímpica vieram com Laila Abate nos 400 m livre da classe S6 e Samuel Oliveira nos 200 medley SM5. Nessa última, Tiago Oliveira, primo de Samuel, conquistou um dos bronzes. Os outros foram de Talisson Glock nos 400 livre S6, Gabriel Cristiano nos 100 m livre da S8, Gabriel Cristiano e Cecília Araújo nos 100 livre S8, uma no masculino e outra no feminino, Maiara Barreto nos 50 m costas S3, além do revezamento 4×100 livre S14 com Gabriel Bandeira, Ana Karolina, Débora Carneiro e João Brutos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

100% nas Eliminatórias

Por fim, Lídia Cruz ficou em quarto nos 50 m costas S4 e Bruno Becker ficou com a sétima colocação nos 200 m livre S2. O dia teve, ainda, oito nadadores do Brasil em eliminatórias com todos avançando para as respectivas finais: Laila Suzigan nos 400 m livre (S6), Gabriel Cristiano nos 100 m livre (S8), Cecília Araújo nos 100 m livre (S8), Bruno Becker e Gabriel Araújo nos 200 m livre (S2), Samuel Oliveira e Tiago Oliveira nos 200 m medley (SM5) e Mariana Gesteira nos 100 m livre (S9).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia