Siga o OTD

Natação

Com 13 olímpicos, equipe do Mundial de piscina curta é definida no José Finkel

No último dia do Troféu José Finkel, Brasil chegou aos 20 atletas selecionados para representar o país no Mundial de piscina curta

Troféu José Finkel define equipe brasileira do Mundial de psicina curta
Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A seleção brasileira de Natação para o Campeonato Mundial de Piscina Curta (25m) está formada. Vinte atletas foram convocados após a realização do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel, na Arena ABDA, em Bauru, no interior de São Paulo.

Dos nomes selecionados, 13 estavam na equipe olímpica de Natação em Tóquio 2020. A forte equipe chega para manter o bom desempenho do Brasil no último Mundial de piscina curta realizado em 2018, em Hangzhou, na China.

“Estamos vindo de uma participação histórica nos Jogos Olímpicos e que elevou o nível da Natação brasileira. Aqui, em Bauru, nossos atletas mostraram que estão muito bem preparados. Conseguimos montar uma seleção forte, com resultados expressivos tanto de homens, quanto de mulheres, e que promete fazer bonito em Abu Dhabi”, disse o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho.

A seleção foi apurada da seguinte maneira: os 20 melhores resultados dos atletas brasileiros em relação ao Mundial de 2018 foram convocados. Destas 20 vagas, seis estavam reservadas para as nadadoras do Brasil.

+ Bruno Fratus confirma que tentará ir a Paris-2024 em busca do ouro olímpico

Melhores do dia

Na disputa dos 800m, Guilherme Costa, o Cachorrão, foi absoluto. Dominando a prova do começo ao fim, o atleta não só ficou com o ouro como também quebrou o recorde sul-americano, com a marca de 7:41.95, e fez o índice para o Mundial de piscina curta.

“Foi muito bom. Eu estou muito cansado. Nadei muitas provas aqui, muitas provas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas u precisava quebrar o recorde sul-americano para ajudar o Minas na disputa por equipes aqui no Troféu José Finkel. Estou muito feliz”, comentou Guilherme Costa.

Nos 200m peito, Caio Pumputis fez seu terceiro índice para o Mundial de piscina curta. Ao completar a prova com a marca de 2:03.27, o nadador fez o índice para a competição que acontecerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Não feliz com só um índice neste sábado, Caio também nadou para estar no Mundial nos 100m medley. Nos 200m peito feminino, Pamela Souza quebrou o recorde brasileiro. A atleta terminou a prova com a marca de 2:22:69 e conseguiu o índice para o Mundial de piscina curta.

Por fim, Luiz Gustavo Borges e Marcelo Chierighini fizeram índice na disputa dos 50m livre. Luiz Gustavo venceu a prova com a marca de 21s19, sua melhor da carreira, e ficou com o ouro. Marcelo fechou a disputa com 21s47 e foi prata. Victor Alcará completou o pódio da prova com 21s49.

Mais resultados do dia

Abrindo o dia de finais, Caio Pumputis ficou com o título dos 200m peito masculino e o índice para o Mundial de piscina curta, com a marca de 2:03:27. Além dele, o pódio da prova contou com Andreas Mickosz, do Minas, com 2:06.52, e Evandro Vinicius, do Paineiras, com 2:06.77.

Na disputa feminina dos 200m feito, Pamela Souza estabeleceu o novo recorde brasileiro da prova, com 2:22:69, e conseguiu o índice para o Mundial de piscina curta. Além dela, Julia Sebastian ficou com a prata, com a marca de 2:23:79, e Carol Mazzo foi bronze, com o tempo de 2:25:97.

Nos 50m livre feminino, três nadadoras conseguiram completar a prova abaixo dos 25s. O ouro ficou com Lorrane Ferreira, com a marca de 24s85, a prata foi de Luana Ribeiro, com 24s93, e o bronze foi de Stephanie Balduccini, com 24s97.

Nos 800m livre, Guilherme Costa, o Cachorrão, foi dominante. Liderando desde as primeiras braçadas, o atleta terminou com a marca de 7:41.95, quebrando o recorde sul-americano. A prata foi de Eduardo Moraes, com 7:49.15, e Miguel Valente foi bronze, com 7:49.58.

Na disputa dos 100m medley, Caio Pumputis fez mais um índice. Nadando desde o começo entre os primeiros lugares, Caio ficou com o ouro ao terminar em 52s11. A prata foi de Leo Santos, com 52s16, e o bronze foi de Diego Prado, com 52s92.

Na prova feminina dos 100m medley, três nadadoras ficaram abaixo do índice para o Mundial de piscina curta. Fernanda Celidônio completou a prova com o tempo de 1:00.78 e foi ouro. Stephanie Balduccini ficou com a prata com a marca de 1:00:84 e Nathalia Almeida foi bronze com 1:01.10.

O José Finkel

O Troféu José Finkel é de suma importância para os nadadores brasileiros. Isso porque definirá a seleção que defenderá o Brasil no Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos de piscina curta em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Ao todo, serão 20 atletas, convocados independente de gênero, para a competição marcada para ser realizada entre os dias 16 e 21 de dezembro, em Abu Dhabi, no Catar. Seis das 20 vagas serão obrigatoriamente para as nadadoras. A seleção será escolhida após o final do torneio e levará em conta as melhores marcas comparadas ao Mundial de piscina curta de Hangzou, na China, em 2018.

Mais em Natação