Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Quatro atletas conquistam o primeiro índice para a Paralimpíada de Tóquio

Ruiter Silva, Lídia Cruz, Patricia Pereira dos Santos e Ana Karolina Soares conseguiram o primeiro índice para Tóquio e Gabriel Feiten, José Ronaldo e Gabriel Geraldo conseguem marca em nova prova

Quatro atletas conseguem o primeiro índice para a Paralimpíada de Tóquio
Foto: Ale Cabral /

Quatro nadadores bateram pela primeira vez o índice para a Paralimpíada de Tóquio na manhã desta sexta-feira (4) durante as eliminatórias das provas disputadas pelo terceiro dia da seletiva da natação, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Além dos quatro, outros três voltaram a conseguir a marca, em provas diferentes. Agora, todos aguardam o final da seletiva e também a verificação de elegibilidade para confirmar suas vagas para o evento na capital japonesa.

– Na final, Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Letícia Bufoni garantem vaga em Tóquio

O goiano Ruiter Silva, da classe S9, foi um dos primeiros nadadores a conseguir baixar o tempo da sua classe no dia – nadou os 50m livres masculino em 26s10, poucos centésimos mais rápido do que a marca de 26s37 pré-estabelecida como critério.

O nadador, que tem má formação congênita na mão esquerda, chegou a bater o recorde das Américas nas eliminatórias e nas finais dos 100m livres da sua classe no primeiro dia da seletiva ao cravar 56s64 na última disputa, porém, a prova não faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos. A marca alcançada pelo atleta será validada na composição do revezamento 4x100m livre 34 pontos.

Já nos 50m livres feminino, a carioca Lídia Cruz e a mineira Patricia Pereira dos Santos, ambas da classe S4, também superaram o índice de 43s25 nos 50m livres feminino já nas eliminatórias. A primeira fez 42s65, enquanto a segunda nadou em 42s78 a mesma prova.  

A quarta atleta estreante em índices na seletiva foi a mineira Ana Karolina Soares, da classe S14. A atleta, que nasceu com deficiência intelectual, completou a prova dos 100m costas feminino em 1min10s36 e bateu a marca de 1min10s96 por centésimos.

Segunda vaga no Japão

A última prova da manhã registrou três índices atingidos, todos por atletas que já haviam conseguido o mesmo feito nos primeiros dias da seletiva. Os nadadores da classe S1 Gabriel Feiten e José Ronaldo voltaram a fazer uma “dobradinha” nas piscinas, desta vez nos 100m costas masculino, e bateram o índice de 3min19s59 da mesma prova. O nadador gaúcho completou em 2min54s97 e o paulista, em 3min08s95.

Já o mineiro Gabriel Geraldo, que havia batido o tempo nos 50m costas masculino, conseguiu baixar a marca também nos 100m costas masculino – nadou 2min00s19 a prova que tinha 2min19s59 como índice. 

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Campeões mundiais conseguem tempo

Já classificados para os Jogos de Tóquio, por serem campeões mundiais em suas classes em 2019, Wendel Belarmino (S11) e Carol Santiago (S12) também bateram os índices paralímpicos nas provas eliminatórias.    

O nadador de Brasília com deficiência visual nadou os 50m livres masculino em 26s54, mais rápido do que o índice 27s03, enquanto a atleta pernambucana também com deficiência visual fez 1min13s66 a prova dos 100m costas feminino, que tinha 1min14s19 como marca pré-estabelecida.

Mais em Paralimpíada Todo Dia