Siga o OTD

Natação

Troféu Brasil de Natação começa nesta quarta-feira no Rio

A competição é o primeiro evento 100% presencial da natação desde o início da pandemia

Troféu Brasil acontecerá em dezembro no Vasco da Gama
Troféu Brasil acontece na sede do Vasco, no Rio de Janeiro (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

O Troféu Brasil de natação começa nesta quarta-feira (9), na piscina do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. A competição tem 289 atletas inscritos e entre eles nomes de peso da modalidade no país, como Bruno Fratus, medalha de prata na última edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. O evento marca o retorno das competições nacionais de forma presencial em 2020. 

Originalmente realizado em abril, o torneio precisou ter suas datas e formatos alterados por conta da pandemia. A competição teve limite de inscritos e terá protocolos visando a prevenção para a proliferação da COVID-19.

Mesmo assim, a pandemia ainda causará alguns desfalques importantes na competição. Principal nome da natação feminino no Brasil atualmente, Etiene Medeiros revelou no início da semana que não irá participar do Troféu Brasil por conta do protocolo de segurança do evento.

+ João Gomes treina para manter hegemonia no Troféu Brasil

O Troféu Brasil será ainda seletiva para a formação da seleção brasileira que irá ao Campeonato Sul-Americano de Buenos Aires, que também foi adiado para 2021. A seleção será formada por atletas com menos de 20 anos, com o objetivo de dar experiência internacional para os jovens nadadores do Brasil.

Por conta da pandemia, a CBDA modificou o regulamento da formação da seleção e os atletas que não se sentirem seguros a viajar ao Rio de Janeiro, podem fazer tomadas de tempos locais, chanceladas pelas Federações Estaduais. Estes tempos serão registrados no histórico do atleta, valerão para ranking e o atleta poderá participar da seleção brasileira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Estamos muito felizes com o retorno das competições presenciais, depois de tanto tempo com restrições em razão da COVID-19. A expectativa é muito boa. Os atletas conseguiram voltar aos treinos há alguns meses e estão ansiosos para competir. Com certeza eles estão muito motivados para o Troféu Brasil”, disse o diretor de natação da CBDA, Eduardo Fischer.

Mais em Natação