Siga o OTD

Natação

Em Portugal, Fratus destaca importância da ciência no esporte

O nadador, que integra a Missão Europa desde a semana passada, conseguiu retomar seus treinamentos com regularidade

Bruno Fratus Nadador Missão Europa Portugal Rio Maior
Bruno Fratus é o principal nome da natação brasileira na prova dos 50 m livres (Daniel Varsano/COB)

Bruno Fratus está em Portugal e decidiu participar do programa Missão Europa para retomar os treinos com regularidade. Em 2020, devido à pandemia do coronavírus, o atleta, que mora na Flórida (EUA), ficou sem treinar e quando voltou não conseguiu ter frequência. Já no CT de Rio Maior, o nadador destacou a importância da ciência no esporte de alto rendimento.

+ Cego de um olho, húngaro foi rei do medley até Phelps surgir

“A presença do Laboratório Olímpico em Rio Maior foi um dos fatores que mais pesou para a minha vinda à Missão Europa. Um dos grandes trunfos da estrutura que o COB oferece para a gente é justamente o Laboratório. Assim a gente pode colocar a ciência no nosso programa e ter a certeza do que a gente está fazendo com informações relevantes e específicas”, afirmou Bruno Fratus.

+ Matheus Rheine troca cidade e técnico na preparação para Tóquio

“Eu sempre falo que o treino nunca acaba. O atleta está treinando 24 horas por dia, sete dias por semana. O esporte de alto rendimento depende de detalhes mínimos. Então, tudo que o atleta puder fazer de forma legal para ter um resultado melhor é que tem que ser feito e é o que estamos fazendo aqui. Nesse período a gente faz avaliações e vê o quanto custou essa quarentena e o período de treinos irregulares”, completou o nadador. 

Plano de trabalho

Bruno Fratus Nadador Missão Europa Portugal Rio Maior
Bruno Fratus conversando com seu técnico Arilson Silva (Daniel Varsano/COB)

Bruno Fratus é, na atualidade, o nadador mais rápido do Brasil e tem várias conquistas na prova dos 50 m livres, entre elas, a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e dois vice-campeonatos mundial, em Budapeste 2017 e Gwangju 2019. O nadador está em Rio Maior ao lado de seu técnico Arilson Silva e, na Missão Europa, tem feito uma bateria de avaliações que inclui bioquímica, biomecânica e fisiologia.

+ Bruno Soares vence e está na decisão do torneio de duplas do US Open

O atleta traçou um plano para a sua preparação e deseja permanecer algumas semanas trabalhando em Portugal. Em seguida, o objetivo é continuar suas atividades no Rio de Janeiro, no Parque Aquático Maria Lenk. No momento, Bruno Fratus prefere não elaborar metas de longo prazo e usa essa fase para avaliar como está seu desempenho após as atividades irregulares nos Estados Unidos.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Além de retornar os treinos de alto rendimento, Bruno Fratus está convivendo com atletas de outros esportes, já que algumas modalidades também levaram seus esportistas para a Missão Europa, em Portugal. “Faz bem conviver com outras modalidades. Você aprende bastante e mantém esse clima de Time Brasil em alta. Isso é muito saudável, principalmente em um momento como o de agora”, concluiu o nadador.

Mais em Natação