Siga o OTD

Natação

Com brasileiros, Liga Internacional estreia neste fim de semana

Oito equipes, reunindo alguns dos melhores nadadores do mundo, disputam classificatórias em piscina de 25 metros e com os quatro melhores times para a Super Final da Liga Internacional de Natação

Após uma longa briga judicial, a Liga Internacional de Natação terá sua primeira edição. O conflito com a FINA, Federação Internacional de Natação, que não aceitava a organização de eventos internacionais paralelamente, já ficou no passado e alguns dos melhores nadadores do mundo irão se enfrentar em um modelo de disputa bem diferente e inovador.

+ CONFIRA TODAS AS DATAS DOS EVENTOS

Oito equipes profissionais disputaram seis etapas classificatórias em piscina de 25 metros, com a classificação das quatro melhores equipes para a Etapa Final, que será realizada em dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A primeira etapa já será realizada neste fim de semana, 5 e 6 de outubro, em Indianápolis, também nos Estados Unidos.

Pelos critérios estabelecidos da FINA, nenhuma das provas irão contar para recordes mundiais. Contudo, a premiação é maior, alguns dos melhores nadadores estarão presentes e a competição pode cair no gosto dos fãs, já que é algo bem diferente de tudo que já foi feito na natação. E se tem os melhores, é claro que teremos Brasil na água.

No total serão 11 nadadores brasileiros em cinco equipes diferentes. Pedro Spajari, Marcelo Chierighini e João de Lucca irão defender o NY Breakers. Pelo London Roar, Guilherme Guido e Vinicius Lanza. No Aqua Centurions, Luiz Altamir, Breno Correia e Larissa Oliveira.

O LA Current contará com os serviços de Jhennifer Conceição e Felipe Lima. Finalizando, o DC Trident tinha em seu elenco Gabriel Santos, mas ele foi pego no doping e não mais participará.

Cada uma das oito equipes pode ter até 32 nadadores, sendo 16 de cada naipe, mas só poderão ser usados 24, 12 de cada sexo, em cada competição. Os oito times estão divididos em dois grupos, A e B. Em outubro, teremos quatro finais de semana com torneios reunindo quatro equipes, dentro do seu grupo. Em novembro, duas competições, uma com os clubes americanos, outra com os clubes europeus. Os quatro clubes, dois americanos e dois europeus, que mais somarem pontos fazem a super final em dezembro.

Programa de provas inclui 50, 100 e 200 metros nos quatro estilos, 200 e 400 medley, 400 metros nado livre, revezamentos 4×100 livre e 4×100 medley, mais os revezamentos mistos 4×100 livre e 4×50 medley misto. Este último somente será disputado se tivermos empate entre as equipes. Ainda teremos a prova dos 50 metros nado livre sins, que é a disputa em três etapas, oito nadadores, os quatro primeiros colocados fazem a segunda rodada, e os dois melhores fazem a final. Estas três rodadas de 50 metros nado livre são disputadas a cada 3 minutos sem direito a nenhuma soltura pelos nadadores envolvidos Todas as etapas serão disputadas em piscina de 25 metros.

Confira alguns destaques brasileiros que irão disputar a Liga Internacional de Natação 2019:

Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Felipe Lima

Um grande especialista nas provas de 50 metros peito e 100 metros peito. Ele foi prata no Mundial de Gwangju 2019, fora uma extensa lista de medalhas em Jogos Pan-Americanos e Mundial de Piscina Curta.

Jhennifer Conceição

Ainda com 22 anos, a nadadora tem um ouro na Universíada 2019, além de três medalhas no Pan de Lima 2019.

Marcelo Chierighini, da natação, nos Jogos Pan-Americanos

Ricardo Bufolin

Marcelo Chierighini

Extremamente veloz e consistente, cravou a terceira melhor parcial de todos os tempos na épica final do 4x100m livre (46s85), durante o Mundial de Budapeste que deu a medalha de prata ao Brasil. Hoje é um dos líderes deste revezamento que lutará pela medalha olímpica em Tóquio-2020.

Reprodução/Instagram

Breno Correia

Nos Jogos Sul-Americanos de 2018 em Cochabamba, ele ganhou duas medalhas de ouro nos 100m e 4x200m livres, e uma medalha de prata nos 4×100 m livres. Sem falar das cinco medalhas conquistadas no Pan de Lima. Breno Correia  vem quente para a Liga Internacional de Natação.

Larissa Oliveira

Mais uma que vem arrasando na temporada de 2019. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019, tornou-se a maior brasileira medalhista em uma só edição do evento com sete pódios conquistados. De quebra superou Joanna Maranhão e Tatiana Lemos.

Mais em Natação