Siga o OTD

Natação

Com recorde mundial, Brasil conquista ouro no revezamento

Revezamento masculino de 4x200m conquista ouro e recorde mundial na China

Fernando Scheffer - Luiz Altamir Melo - Breno Correia
Satiro Sodré/SSPRESS/CBDA

A sexta-feira (14) rendeu bons frutos para o Brasil no Campeonato Mundial de piscina curta, disputado em Hangzhou, na China. O revezamento 4x200m masculino conquistou a medalha de ouro na última prova do quarto dia de competição e ainda bateu o recorde da prova.

Confira a final do 4×200:

Quarteto dourado

De maneira até inesperada, o jovem quarteto formado Luiz Altamir, Leonardo Santos, Fernando Scheffer e Breno Correia levou o Brasil ao topo mais alto do pódio no revezamento 4x200m livre masculino, surpreendendo e levando o ouro. A equipe brasileira liderou a prova praticamente do início ao fim, mesmo com a pressão das equipes russa e chinesa, principalmente na parte final.

Breno Correia foi o último a pular na água e manteve a liderança de uma ponta a outra, garantindo o título com direito a recorde mundial. O Brasil fechou com 6m46s81, cerca de dois segundos abaixo do antigo recorde, que era de 6m49s04.

Além dos brasileiros, Rússia e China também nadaram com o tempo melhor do que o recorde anterior, valorizando ainda mais a conquista brasileira. Esta foi a primeira medalha de ouro do Brasil no Mundial, que avançou na semifinal apenas com o sexto melhor tempo.

“Esse título e recorde mundial coloca a gente em evidência, mostrando que a nova geração está chegando. Chegamos para ficar. Estou muito feliz de estar com esses caras aqui. Somos a nova cara da natação brasileira. Não estamos aqui à toa”, disse Leonardo Santos.

“Faz tempo que chegamos e esse título comprova isso. Colocamos nosso nome no papel e não vamos parar por aqui. Nossa meta é chegar em Tóquio para consolidar nosso nome entre os melhores do mundo”, explicou Fernando Scheffer.

Outras finais com brasileiros

Guilherme Guido chegou à final dos 50m costas como um dos principais nomes da prova. Em uma disputa muito forte contra Evgeny Rylov (ouro 22s58), Ryan Murphy (prata 22s63) e Shane Ryan (22s76), Guilherme Guido terminou a disputa com o tempo de 22s79 e na quinta colocação.

“Tenho consciência que acertei minha prova. Foi uma disputa muito forte, com um nível técnico muito alto. Claro que fico um pouco chateado de não ter conseguido a medalha, mas feliz de estar brigando de igual para igual em uma final de Mundial. Vou com tudo para o revezamento amanhã”, explicou.

Cesar Cielo chegou à final de sua prova favorita como tempo de 21s06. Na disputa por medalha, o campeão olímpico nadou para 21s20 e ficou na sétima colocação. O campeão foi o russo Vladimir Morozov (20s33), a prata para o americano Caleb Dressel (20s54) e o bronze para o sul-africano Bradley Tandy (20s94). Um dos favoritos, Benjamin Proud foi desclassificado.

“Não consegui encaixar a prova como ontem. Fiz força e o corpo não respondeu como eu queria. Estou feliz de estar mais uma final nesse momento da minha carreira e agora vou focar nos revezamentos que faltam”, disse o campeão olímpico.

Estreante em Campeonatos Mundiais, Caio Pumputis esteve mais uma vez em uma disputa por medalha. Depois de conquistar o 5º lugar nos 200m medley, o atleta da seleção brasileira terminou os 100m quatro estilos com o tempo de 52s28 e na oitava colocação.

“Errei a virada do nado costas. Poderia ter conseguido um tempo melhor, mas estou feliz de participar de mais uma final. Este é meu primeiro Mundial absoluto e é um aprendizado grande”, contou o jovem nadador, medalhista de ouro no Mundial.

Vaga nas finais de amanhã

Dono do recorde mundial dos 50m borboleta, Nicholas Santos está em mais uma final de Campeonato Mundial na carreira. O atleta da seleção brasileira, de 38 anos, garantiu um lugar na disputa decisiva com o tempo de 21s96. A prova será disputada na manhã deste sábado (de Brasília).

“Achei que meu desempenho foi bom. Nadei para 21s96 e amanhã espero estar na minha melhor forma. Temos o revezamento 4x50m medley, que tem chance de medalha, e o 50m borboleta também. Vamos com tudo. Quero o máximo de medalhas que podemos conseguir aqui”, falou o recordista mundial.

Eliminações

Também recordista mundial, mas nos 50m costas, Etiene Medeiros está fora da briga pelo tricampeonato mundial em piscina curta. Ela cometeu um erro na saída da prova e terminou a disputa com o 15º tempo na competição (26s91).

Nas eliminatórias desta sexta-feira, Matheus Santana não conseguiu avançar às semifinais dos 50m borboleta. Ele, na eliminatória, nadou para 23s08 e empatou com o finlandês Riku Poytakivi, mas, na série desempate, o europeu levou a melhor sobre o brasileiro e avançou às semifinais.

Veja o desempenho dos brasileiros nesta sexta-feira

100m medley masculino

Caio Pumputis – 8º – 52s28

50m borboleta masculino

Nicholas Santos – na final – 21s96

50m livre masculino

Cesar Cielo – 7º – 21s20

50m costas feminino

Etiene Medeiros – 15ª – 26s91

50m costas masculino

Guilherme Guido – 5º – 22s79

Revezamento 4x200m livre

Brasil – 6m46s81

Mais em Natação