Siga o OTD

OTD DELAS

Congresso olímpico vai discutir papel da mulher no esporte

Mesa-redonda “A Mulher Atleta” será mediada por Isabel Swan e terá a presença de Adriana Behar, Sheila Burrell, Tathiana Parmigiano e Adriana Lacerda

Congresso Olímpico Brasileiro vai discutir papel da mulher no esporte com Isabel Swan e Adriana Behar
(Divulgação)

Cinco profissionais de sucesso em suas áreas se reunirão para um debate sobre o papel da mulher no esporte durante o II Congresso Olímpico Brasileiro, que acontecerá em Salvador (BA), nos dias 19 e 20 de março. A medalhista olímpica Isabel Swan será a mediadora de uma mesa-redonda com a participação da também medalhista olímpica e atual CEO da Confederação Brasileira de Vôlei, Adriana Behar; da treinadora americana de atletismo Sheila Burrell; da ginecologista esportiva Tathiana Parmigiano; e da psicóloga Adriana Lacerda.

A mesa-redonda “A Mulher Atleta” abordará as várias características específicas do esporte feminino sob as perspectivas do treinamento esportivo, da área médica, da psicologia e da gestão. “O esporte feminino no Brasil é muito recente. Somente em 1996, as atletas brasileiras conquistaram as primeiras medalhas olímpicas. Nesse sentido, o potencial da mulher esportista é enorme. E torna-se importante compreender as diferenças entre a mulher e o homem, tornando, assim, o caminho mais adequado para o planejamento e a preparação de atletas, especialmente num universo em que a participação feminina em Jogos Olímpicos atingiu a igualdade com o gênero masculino”, afirmou a gerente do Instituto Olímpico Brasileiro e atleta olímpica, Soraya Carvalho. 

+Conheça o blog OTD DELAS

“As mulheres brasileiras fizeram bonito nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com nove medalhas, o que só mostra a força que temos e o que podemos conquistar. Com certeza temos cada vez mais representatividade no sistema esportivo nacional. É uma construção, mas iniciativas como esta do Congresso Olímpico nos fortalecem ainda mais. Realizaremos um debate essencial, com mulheres poderosas que constroem o esporte no Brasil e no mundo, para discutirmos temas tão importantes. Mulher no esporte cada vez com mais informação, espaço, e consequentemente, resultados”, afirmou Isabel Swan. Ela foi bronze na vela em Pequim-2008 e atual coordenadora da área Mulher no Esporte do COB. 

Medalhista olímpica em Sydney-2000 e Atenas-2004 no vôlei de praia, Adriana Behar é um dos exemplos de sucesso dentro e fora das quadras. A atual executiva da CBV trará sua visão sobre a atuação da mulher na gestão esportiva brasileira. “Fiquei muito feliz com o convite para participar do Congresso Olímpico Brasileiro. Ainda mais em um debate com tema tão relevante como a presença da mulher no esporte. Então um dos objetivos da CBV é exatamente ajudar a pavimentar uma estrada mais tranquila e segura para novas gerações de atletas, na qual elas tenham opções de preparação para brilhar também após deixarem as quadras. Um caminho que permita que mais mulheres ocupem posições de gestão e liderança. Será um prazer falar um pouco sobre a minha experiência como atleta e gestora, dividindo esse momento com outras mulheres que são referência em várias áreas”.

Mais palestrantes

Com o tema principal “Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico”, o evento terá uma programação diversificada com palestras de especialistas internacionais e nacionais, vivências, exposições e discussões sobre o futuro do esporte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, outros palestrantes já foram anunciados no Congresso Olímpico Brasileiro, como o treinador tricampeão olímpico José Roberto Guimarães; o gerente de Pesquisa e Inovação de Desempenho do Comitê Olímpico Holandês, Kamiel Maase; o autor de best sellers internacionais e Ph.D em Marketing, Jonah Berger; e o futurista e humanista alemão Gerd Leonhard. 

Por fim, a grande novidade da segunda edição será o Prêmio Esporte Inovação, que vai escolher os melhores projetos em gestão e inovação que apresentarem soluções concretas para os desafios enfrentados no esporte nacional. Os cinco finalistas vão concorrer, então, a grandes prêmios, como participar dos Jogos Olímpicos Paris-2024. A votação e o anúncio dos ganhadores serão realizados durante o segundo dia do Congresso. 

Mais em OTD DELAS