Siga o OTD

Maratona Aquática

Allan do Carmo se aposenta após nadar Travessia Itaparica-Salvador

Baiano Allan do Carmo se aposentou das competições oficiais após nadar a Travessia Itaparica-Salvador no último sábado

Allan do Carmo maratona aquática Travessia Itaparica-Salvador
(Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Uma das principais referências da maratona aquática brasileira se aposentou. Aos 33 anos, o baiano Allan do Carmo fez sua última participação em uma prova oficial no último sábado (10), quando ficou em quarto lugar na Travessia Itaparica-Salvador. Em seu extenso currículo, estão duas participações olímpicas, um título de Copa do Mundo e duas medalhas em Mundiais.

+ Pinheiros conquista o Troféu Daltely Guimarães de Natação

“Ano passado eu já tinha pensado em parar e conversei com Fernando (Possenti, treinador), que me pediu para nadar mais uma seletiva olímpica. Depois disso, falei para ele que neste ano gostaria de encerrar a carreira na Travessia de Salvador e ele acatou meu pedido dizendo que seria uma decisão minha e que me apoiaria. Fui amadurecendo e comuniquei abertamente. Aí as coisas ficaram mais leves e eu passei a me emocionar com as declarações e depoimentos positivos das pessoas sobre mim”, relatou Allan antes da prova.

A Travessia Itaparica-Salvador é uma das provas mais tradicionais das águas abertas brasileiras, tendo a primeira edição sido realizada em 1955. Allan do Carmo é o maior vencedor da disputa, ao lado de Lourival Quirino, com cinco títulos. No feminino, a campeã olímpica Ana Marcela Cunha já venceu a disputa seis vezes – seu primeiro título foi em 2006, quando tinha apenas 13 anos de idade.

Pódio masculino da Travessia Itaparica-Salvador (Foto: Divulgação/CBDA)

Em 2022, 180 atletas participaram da disputa principal, que reúne 12km entre a ilha de Itaparica e Salvador. O vencedor da elite masculina foi Diogo Villarinho, seguido por Matheus Evangelista e pelo venezuelano Ronaldo Zambrano. Allan do Carmo terminou na quarta colocação. Entre as mulheres, a vencedora foi Viviane Jungblut, deixando a italiana Rachelle Bruni, medalhista olímpica, com a prata, e a argentina Candela Giordanino, com o bronze.

Próximos passos

O currículo de Allan do Carmo prova a sua importância para a maratona aquática brasileira. Foram 25 anos dedicados ao esporte, duas participações em Jogos Olímpicos (Pequim 2008 e Rio 2016), e títulos expressivos, como a Copa do Mundo de Maratona Aquática de 2014, duas medalhas em Mundiais de Esportes Aquáticos (prata e bronze por equipes em Kazan 2015 e Barcelona 2013, respectivamente), bronze nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e três ouros e uma prata nos Jogos Sul-americanos (ouros em Santiago 2014 e prata Medellín 2010). Além disso, Allan foi eleito o melhor nadador do mundo de águas abertas em 2014.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Agora, o baiano se prepara para os próximos passos na carreira, ainda indefinidos. Uma decisão, porém, ele já tomou: vai contar com a ajuda do treinador Fernando Possenti para realizar esse processo de transição. Por enquanto, vai permanecer no Rio de Janeiro, cidade na qual Allan mora e treina atualmente. “Para mim não faltou nada, sou muito feliz com tudo o que conquistei. Meu lema agora é aproveitar as oportunidades. Claro que quero dar aquela descansada, mas se eu tiver uma chance vou abraçar da melhor maneira”, finalizou.

Mais em Maratona Aquática