Siga o OTD

Mundial de Esportes Aquáticos

Ana Marcela Cunha é pentacampeã mundial nos 25km

Ana Marcela Cunha segura adversárias no final e conquista seu quinto título mundial nos 25km das águas abertas

Ana Marcela Cunha pentacampeã mundial 25km
Ana Marcela Cunha comemora sua terceira medalha neste Mundial (Foto: CBDA)

Ela é imparável! Após 5h24min15s de prova, Ana Marcela Cunha conquistou o título dos 25km de águas abertas no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, na Hungria, na manhã desta quinta-feira (30), e sagrou-se pentacampeã mundial na distância. Esta é a sua 15ª medalha em Mundiais, a terceira nesta edição.

+ Brasileiros avançam nas duplas em Wimbledon

Assim como nos 5km e nos 10km, em que foi ouro e bronze, respectivamente, Ana Marcela fez uma prova de almanaque. Ela permaneceu entre as líderes desde o início e se manteve até o fim. A brasileira atacou em alguns momentos na segunda metade da prova, mas sua arrancada veio mesmo na última volta, quando deixou as três atletas que estavam na briga para trás.

Na reta final, Ana abriu ainda mais frente, mas as três atletas que a perseguiam apertaram no sprint. Numa chegada espetacular, Ana conseguiu se segurar, marcou muito bem suas adversárias e tocou na tábua antes da alemã Lea Boy e da holandesa Sharon van Rouwendaal, prata e bronze, respectivamente. A italiana Barbara Pozzobon ficou na quarta colocação.

Para a história

Campeã olímpica em Tóquio-2020 (nos 10km), Ana Marcela Cunha conquistou sua 15ª medalha em Mundiais. Foi o quinto ouro nos 25km, a prova mais longa do programa das águas abertas, sendo o quarto de forma consecutiva. A baiana, que tem 30 anos, venceu a distância nos Mundiais de 2011, 2015, 2017, 2019 e, agora, em 2022. Em Budapeste, Ana ainda foi ouro nos 5km e bronze nos 10km.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com as conquistas, Ana conquistou medalha em todas as três provas individuais da maratona aquática em uma mesma edição de Mundial pela segunda vez, repetindo o que aconteceu em 2017, quando foi ouro nos 25km e bronze nos 5km e 10km. Ela é a única atleta, entre homens e mulheres, a conseguir o feito.

Outros brasileiros

Outra brasileira na disputa feminina, Cibelle Jungblut fechou a prova na 13ª colocação, 28 minutos atrás de Ana Marcela. Ela tem 19 anos e fez sua primeira participação em Mundiais de Esportes Aquáticos. Entre os homens, Bruce Hanson Almeida abandonou a disputa no início da nona volta. O vencedor foi o italiano Dario Verani, que ultrapassou o francês Axel Reymond no sprint final.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Mundial de Esportes Aquáticos