Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela Cunha vence etapa de abertura da Série Mundial

Impecável, Ana Marcela Cunha vence primeira etapa da Série Mundial em Setubal, Portugal

ana marcela cunha setúbal série mundial de maratona aquática
Ana Marcela Cunha foi campeã olímpica em Tóquio-2020 (Divulgação/Fina)

A campeã olímpica Ana Marcela Cunha faturou mais um título para sua extensa coleção. Neste sábado (28), ela conquistou a medalha de ouro nos 10km da etapa de abertura da Série Mundial de Maratona Aquática, em Setúbal, Portugal. Numa prova brilhante, a brasileira se manteve entre no pelotão dianteiro até a última volta, quando atacou as líderes e abriu frente até sagrar-se vencedora.

+ Manoel Messias e Luisa Baptista vão ao pódio na Copa do Mundo de triatlo

Com uma estratégia bem definida desde o início, a baiana Ana Marcela Cunha alternou posições ao longo da disputa, mas sempre mantendo-se no grupo da frente. No início da última volta, a brasileira era a segunda colocada e assim permaneceu até os metros, quando assumiu a ponta e disparou, não conseguindo mais ser alcançada pelas adversárias. Ela marcou 2h09min30s no percurso.

Tamanho foi o domínio da brasileira na reta final que as posições das seis atletas que vieram atrás dela tiveram que definidas no photo finish. O pódio foi completado pela holandesa Sharon van Rouwendaal, campeã olímpica na Rio-2016 e prata em Tóquio-2020, que ficou em segundo lugar, e pela alemã Leonie Beck.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Entre os homens, a Itália teve um aproveitamento impecável. O país fez dobradinha de ouro e prata e conseguiu colocar seus atletas em sete dos dez primeiros lugares da classificação. Gregorio Paltrinieri foi o vencedor, com 01:53.45, seguido por Domenico Acerenza. O húngaro Kristof Rasovsky foi o intruso no pódio, faturando o bronze. David Betlehem, também da Hungria, terminou em sétimo, enquanto o norte-americano Joey Tepper foi o nono.

Outros brasileiros

Além de Ana Marcela Cunha, o Brasil teve duas representantes no feminino em Setubal. Cibelle Jungblut foi a 20ª colocada, com 2h19min40s, enquanto Carol Hertel não completou a prova. Já no masculino, Bruce Hanson Almeida ficou em 24º, com 1h58min45s, enquanto Luiz Felipe Loureiro foi o 27º, a 1h57min47s. Diogo Villarinho também não finalizou.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Maratona Aquática