Siga o OTD

Maratona Aquática

Seletiva Nacional será em março e definirá três seleções

Torneio formará as equipes que disputarão a Seletiva Olímpica, o Sul-Americano e o Mundial Júnior da modalidade

seletiva nacional brasileira maratonas aquáticas
Seletiva Nacional será realizada em Salvador, Bahia (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) divulgou os critérios de formação de três seleções brasileiras de maratonas aquáticas para 2021. Todas as equipes serão definidas na Seletiva Nacional, marcada para 6 e 7 de março, na Praia de Santome de Paripe, em Salvador (BA).

A Seletiva Nacional de maratonas aquáticas vai definir as seleções que disputarão a Seletiva Olímpica, o Sul-Americano e o Mundial Júnior da modalidade.

“Essa será a primeira formação de seleções após a criação do Conselho Técnico de Base para Maratonas Aquáticas. A gente tem certeza que as ações do Conselho Técnico já começou a despertar interesse não só de quem já praticava a maratona aquáticas, como os atletas de natação”, disse Maressa Nogueira, coordenadora do Conselho Técnico de Maratonas Aquáticas da Base da CBDA.

Fukouka

Em busca da vaga restante para os Jogos Olímpicos, a Seletiva Nacional Brasileira definirá os dois atletas para a prova de 10 km para ir a Fukouka, no Japão, onde será a Seletiva Mundial de Tóquio-2020.

O Brasil ainda pode garantir um atleta no masculino. No feminino, Ana Marcela Cunha, quinta colocada no Mundial de Gwangju, já está confirmada na Olimpíada.

“Nós temos seis ou mais atletas buscando essas duas vagas. Será uma prova disputadíssima e em um local que é muito parecido com Fukuoka. A divulgação dos critérios com bastante antecedência é justamente para que os atletas tenham todas as informações necessárias para se prepararem e chegarem em suas melhores formas na Seletiva Nacional Brasileira”, falou o diretor de Maratonas Aquáticas da CBDA, Sergio Silva.

Ana Marcela Cunha Mundial de Desportos Aquáticos ao vivo mundial de esportes aquáticos ao vivo maratona aquática jogos pan-americanos lima 2019 Fernando Possenti ana marcela cunha seleções seletiva nacional
Ana Marcela é a única brasileira garantida em Tóquio-2020 na maratona aquática (Reprodução/Instagram)

+ A 200 dias dos Jogos, Brasil tem 180 classificados e contando

Santa Fé

A prova de 10 km também da Seletiva Nacional servirá para a seleção que irá ao Campeonato Sul-Americano, marcado para 24 a 28 de março, em Santa Fé, na Argentina.

Serão selecionados os dois melhores do masculino e do feminino. A prova de 5 km, que será no dia 7 de março, também selecionará os dois melhores do masculino e do feminino, podendo chegar até oito atletas representando o Brasil na competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Victoria

A Seletiva Nacional também definirá os 12 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial Júnior, de 13 a 15 de agosto, em Victoria, Seicheles.

Serão selecionados atletas nascidos entre 2001 e 2006 divididos, de acordo com suas idades, nas provas de 5 km, 7,5 km e 10 km. Os treinadores dos atletas vencedores dos 10 km comandarão a seleção brasileira na competição.

Mais em Maratona Aquática