Siga o OTD

ana marcela cunha maratonas aquáticas troféu brasil

Maratona Aquática

Ana Marcela Cunha domina prova dos 10 km no Troféu Brasil

Ana Marcela leva Troféu Brasil com folga em Salvador. Entre os homens, a vitória foi argentina, com Allan do Carmo chegando em terceiro

Em ritmo de treino, Ana Marcela Cunha domina prova em Salvador, Bahia (Divulgação/CBDA)

Ana Marcela Cunha domina prova dos 10 km no Troféu Brasil

Ana Marcela Cunha e o argentino Franco Ivo Cassini foram os vencedores da prova de 10 km do Troféu Brasil de Maratonas Aquáticas, realizada neste domingo (6), no Yacht Clube de Bahia, em Salvador. Allan do Carmo foi o melhor brasileiro na prova masculina, terminando em terceiro lugar.

Ana Marcela, atleta do Time Nissan e do Time Ajinomoto, liderou a prova feminina do começo ao fim. Nos primeiros 5 km, teve a companhia da peruana Maria Alejandra Garcia. Depois, ela acompanhou o pelotão dos homens até os 8 km de disputa.

Ana Marcela, já classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, terminou os 10 km em 2h06m27s. Maria Alejandra Garcia completou o percurso em 2h12m15s e a argentina Cecilia Biagioli em 2h16m46s.

Ana Marcela Cunha Franco Ivo Cassini Franco Cassini Franco Ivo pódio Troféu Brasil maratonas aquáticas salvador
(João Paulo de Castro/CBDA)

“É a primeira prova de 10 km aqui no Brasil neste ano. Sou baiana, estou aqui em Salvador com a minha família, é um lugar que eu me sinto muito bem. É a prova olímpica, estou classificada, não tivemos os Jogos Olímpicos esse ano, então seguimos com a preparação para a Olimpíada e foi um belo treino na Baía de Todos os Santos”, disse a atleta eleita melhor do mundo em seis oportunidades.

De Salvador, Ana Marcela seguirá para Manaus, onde no dia 13, nadará a 50ª edição da tradicional prova Almirante Tamandaré.

Prova masculina

Entre os homens a alternância de liderança marcou a disputa. Henrique Figueirinha liderou os primeiros 5 km. A partir do início da terceira volta, Allan do Carmo optou por nadar próximo à costa, onde a corrente marítima é mais branda, e tomou à frente. Na quarta e última volta, porém, os argentinos Franco Ivo Gassini e Joaquin Moreno passaram o brasileiro e completaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente.

“Foi uma prova muito linda, em um belo cenário, com a temperatura da água muito boa. O trajeto também foi excelente, pois era fácil de identificarmos. Errei um pouco o percurso no final, mas consegui corrigir a tempo. Consegui nadar bem, em um pelotão muito forte e consegui a vitória”, falou o argentino.

Disputa interna

Ana Marcela Cunha pódio Troféu Brasil maratonas aquáticas salvador
(João Paulo de Castro/CBDA)

A prova de 10 km vale como pontuação para o Troféu Brasil de Natação, portanto, foram premiados os três melhores atletas brasileiros tanto no masculino, quanto no feminino. No feminino, Ana Marcela Cunha somou pontos para a Unisanta como campeã da prova, Carol Hertel e Julia Nina completaram o pódio para a Atlef/Nina.

No masculino, Allan do Carmo foi o melhor brasileiro e somou os pontos de campeão para o Yacht Clube da Bahia. Henrique Figueirinha, representando o Serc São Caetano, foi o segundo colocado, e Mathus Avellar, do Minas Tênis Clube, conquistou a medalha de bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A próxima prova nacional do calendário de Maratonas Aquáticas da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) será nos dias 19 e 20 de dezembro, em São Bernardo do Campo, com a realização do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil da modalidade.

Mais em Maratona Aquática