Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela e mais 27 atletas disputam Troféu Brasil

O evento de maratona aquática registra a volta das provas de 10 km no Brasil e será disputada no domingo (6), em Salvador, na Bahia

O Troféu Brasil de Maratona Aquática de 2020, que será disputado neste domingo (6), contará com a presença de Ana Marcela Cunha e mais 27 atletas. A nadadora, única da modalidade já classificada aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, conseguiu sua vaga ao terminar em quinto lugar na prova de 10 km no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2019. O evento acontecerá Yatch Clube da Bahia, em Salvador
O Troféu Brasil ocorrerá no domingo (6) e terá Ana Marcela Cunha e mais 27 atletas (Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br)

O Troféu Brasil de Maratona Aquática de 2020, que será disputado neste domingo (6), contará com a presença de Ana Marcela Cunha e mais 27 atletas. A nadadora, única da modalidade já classificada aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, conseguiu sua vaga ao terminar em quinto lugar na prova de 10 km no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2019. O evento acontecerá Yatch Clube da Bahia, em Salvador.

+ João Gomes treina para manter hegemonia no Troféu Brasil

A competição marca o retorno das provas de 10 km no Brasil, distância olímpica da maratona aquática. Além da presença de Ana Marcela Cunha, atleta do Time Nissan e do Time Ajinomoto e dos demais competidores, o Troféu Brasil de Maratona Aquática terá rígidos protocolos de prevenção ao coronavírus. Atletas de dez clubes brasileiros e de Peru e Argentina irão a Salvador para a disputa. No total, cairão na água 17 homens e 11 mulheres, que nadarão o trajeto de quatro voltas de 2,5 km.

+ Nicholas Santos é cobaia de si mesmo para treinos e recuperação

 “A expectativa é grande. É a primeira prova de 10 km depois de toda a paralisação por conta da pandemia e teremos Ana Marcela Cunha conosco. Para os homens brasileiros é ainda mais disputado, pois eles ainda buscam a classificação olímpica e essa prova será usada como parâmetro para que eles avaliem seus treinamentos de olho na seletiva brasileira que será em março”, disse Sergio Silva, o diretor de Maratonas Aquáticas da CBDA.

Horário da largada

Por conta do número de participantes, a largada da prova do Troféu Brasil de Maratona Aquática será ao mesmo tempo para homens e mulheres. O início da competição está marcado para às 7h30. O evento passou por mudanças devido à pandemia do coronavírus. O congresso técnico, geralmente feito no dia anterior e com todos os inscritos, aconteceu na terça-feira (1) e de forma virtual.

+ Caeleb Dressel brilha e Cali Condors conquista a ISL

Na reunião online, Ana Marcela Cunha e os demais atletas ficaram sabendo os seus números de identificação para o Troféu Brasil de Maratona Aquática. Nos dias que antecedem a competição, usados como treino, os atletas receberão seus adesivos e credenciais para que, no dia da disputa, só entrem no local para nadar, evitando aglomerações.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“A nossa preocupação, antes de tudo, é com a saúde de todos. Neste ponto, agimos em conjunto com o Yatch Clube e com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos para que estabelecêssemos protocolos rígidos de acesso e prevenção à Covid-19”, concluiu Sergio Silva, dirigente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Mais em Maratona Aquática