Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Campanhas contra assédio sexual e por apoio ao esporte aquático

CBDA lança canal para denúncias de crimes dessa natureza nos esportes aquáticos e, ao mesmo tempo, busca com auxílio dos atletas mais apoio para as cinco modalidades sob gestão da entidade

assédio sexual campanha CBDA esportes aquáticos
Canal de denúncias contra o assédio moral garante sigilo, afirma a CBDA (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Duas iniciativas distintas foram lançadas nos últimos dias dentro dos esportes aquáticos. Uma é a campanha para combater o assédio sexual na natação, nado artístico, saltos ornamentais, maratona aquática e polo aquático, e a outra é para buscar mais apoio às mesmas modalidades. Ambas foram encampadas pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

Para a campanha de combate ao assédio sexual, o Conselho de Ética e Integridade da CBDA criou um canal de comunicação exclusivo para denúncias. Elas devem ser enviadas para o e-mail assedio@cbda.org.br.

A confederação garante que os casos enviados terão a identidade do denunciante mantida em sigilo, preservando a segurança e a moral de todos os envolvidos.

Trâmite

As denúncias serão imediatamente repassadas à vice-presidente do Conselho, Mariana Brochado (abaixo), que será a acolhedora e os distribuirá dentro do órgão para a escolha de um relator. A seguir, os envolvidos serão ouvidos e, em seguida, o relator promove a análise de todas as provas enviadas.

Caso seja comprovada a veracidade dos fatos, o relator sugere o enquadramento ao Código de Ética e aplica uma das sanções previstas para que os demais membros do Conselho possam votar contra ou a favor. Por fim, certifica-se que as eventuais medidas disciplinares serão cumpridas, cabendo recurso.

+ Maria Bruno mostra lado otimista e acredita na vaga em Tóquio

“A gente sabe que é um assunto delicado e que vem ganhando força nos últimos anos. Queremos ressaltar que as vítimas não precisam ter medo de denunciar. Quando uma fala, tem uma importância muito grande para que outras tenham a coragem de expor o que realmente está acontecendo. O canal é sigiloso e nós vamos tratar com o maior cuidado para que a gente tome as devidas providências”, disse Mariana.

+ Luisa Borges defende dueto misto e fala sobre empoderamento

A criação do canal de denúncias de assédio moral faz parte de uma série de ações para manter os esportes aquáticos sem assédio sexual e dentro do Olimpismo.

Busca por apoio

Outra campanha criada pela CBDA tem o objetivo de atingir marcas que se identifiquem com a trajetória de atletas dos esportes aquáticos do Brasil e desejem fazer uma parceria com a entidade.

Ela foi lançada na terça-feira (29) nas redes sociais e contou com a presença de atletas das seleções brasileiras das cinco modalidades, incluindo medalhistas olímpicos. Foram divulgados vídeos no Instagram, Facebook e Twitter.

A entidade argumenta que viveu, no último ano, um momento de reconstrução com austeridade e governança, com objetivo eram equilibrar financeiramente a entidade.

“Essa campanha tem como objetivo mostrar à sociedade e ao mercado anunciante que a CBDA vive um momento muito especial e peculiar. Especial porque a CBDA, com um ano da nova gestão, tem suas contas abertas, governança administrativa, acesso total da comunidade esportiva aos dirigentes, inclusão social e, acima de tudo uma enorme paixão pelas modalidades aquáticas”, diz o diretor de negócios da CBDA, Daniel Mielzynski.

 SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“E peculiar, pois a CBDA necessita, mais do que nunca, de apoio da iniciativa privada para continuar a gerir com competência e independência as modalidades que vêm construindo uma bela história do esporte do país”, completa Mielzynski.

Bruno Fratus CBDA campanha apoio esportes aquáticos
Bruno Fratus (reprodução/CBDA)

Credibilidade

“Quem melhor do que atletas e ex-atletas para passar essa mensagem de credibilidade? A menos de um ano para Tóquio 2020, o momento de investir é agora. Atletas brasileiros estão em uma fase excelente com grandes conquistas internacionais e resultados incríveis”, falou.

“A CBDA têm projetos criativos e flexíveis de inserção de marcas nas competições e propriedades que certamente trarão muito retorno aos parceiros anunciantes. Portanto a mensagem é: Invista nos esportes aquáticos do Brasil, o momento é já”, finalizou.

Mais em Saltos Ornamentais