Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela e Allan do Carmo voltam a competir após 7 meses

Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo voltam a competir após sete meses em prova de 36 quilômetros na Itália

Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo voltam a competir após sete meses
Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo voltam a competir após sete meses (Daniel Varsano/COB)

Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha retornam às competições neste final de semana. A dupla da maratona aquática disputará prova de 36 km neste domingo (5) em Capri, na Itália. Será o primeiro de três eventos previstos no calendário dos atletas baianos, que não competem desde fevereiro, agora em neste mês de setembro.

Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha já estão na Europa há três semanas, mais especificamente em Portugal. A dupla está instalada nos centros de treinamentos do Rio Maior, dentro da chamada Missão Europa.

+ Jogos Pan-Americanos Junior acontecerão em Cali em 2021

Ana Marcela Cunha, que anteriormente realizou duas semanas de treinamentos no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, acredita que o período em Rio Maior será importante para chegar bem na retomada no calendário de competições de maratona aquática agora em Capri.

Ana Marcela Cunha: a melhor nadadora pela Swimming World maratona aquática Capri
Ana Marcela irá utilizar touca em homenagem a Ayrton Senna na Itália (Reprodução/Instagram)
“Rodagem”

“Saímos de Rio Maior depois de três semanas intensas de treinamento e vamos com tudo para as próximas competições até o fim do ano. Conseguimos nadar 275 km, que é uma média alta, para nos prepararmos para a prova em Capri. Foi um período importante não só para rodar, mas também para o descanso e a alimentação, que foram bem feitos”, afirmou Ana Marcela. 

A alta quilometragem nos treinos tem uma explicação. Serão mais de seis horas dentro da água. Nada que assuste a seis vezes campeã mundial e única brasileira com vaga garantida para os Jogos Olímpicos na maratona aquática.

“Já competi essa prova em 2014 e bati o recorde dessa prova, em 6h24min. Eu gosto bastante de nadar longas distâncias e essa prova vem num momento importante para a gente. Não é só a retomada das competições, mas para reforçar o lado mental. Então, para mim, essa prova é mais uma curtição, de viver o momento, aproveitar para sair mentalmente mais forte”, destacou a nadadora de 28 anos. 

Allan do Carmo

Para Allan do Carmo, a prova em Capri marcará o reinicio da caminhada em busca de sua terceira participação olímpica na maratona aquática. Durante a Missão Europa, o atleta esteve ao lado de seis dos seus principais adversários que disputarão a única vaga masculina disponível para o Brasil em Tóquio 2021.   

Allan do Carmo - Maratona Aquática masculina- Missão Europa - Tóquio 2020
Allan do Carmo ainda busca sua classificação para Tóquio (Instagram/allandocarmo)

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Voltamos aos treinamentos há algumas semanas e vamos reiniciar agora as competições. Chega a dar um friozinho na barriga e agora volta o sonho olímpico. Estivemos aqui em Rio Maior com amigos e adversários que teremos nas competições. Isso já traz um clima de competitividade sadia e dá a expectativa de planejar o resto de 2020 e o início de 2021, onde começaremos a focar diretamente na seletiva olímpica. Penso, sonho e confio que posso estar nos Jogos Olímpicos no ano que vem. Espero fazer tudo certo nos treinos e competições para que eu possa representar o Brasil mais uma vez”, comentou Allan, que também saiu satisfeito de Rio Maior. 

Competições da dupla em setembro

6/9 – Travessia Capri-Napoli (Itália) – 36km
12/9 – Ilha da Madeira (Portugal) – 10km
26 e 27/9 – Campeonato Francês em Jablines (França) – 5km e 10km

Mais em Maratona Aquática