Siga o OTD

Assunção 2022

Seleção definida para competir nos Jogos Sul-Americanos

Convocação divulgada tem oito atletas para evento multiesportivo que acontecerá em Assunção, no Paraguai, entre os dias 2 e 5 de outubro

Marco Túlio Gregório Pan-Americano de levantamento de pesos Serafim Veli Marco Túlio medalhas Pan-Americano de levantamento de peso seleção brasileira de levantamento de peso jogos sul-americanos de assunção
Túlio Gregório é um dos destaques do time (reprodução/Canal Olímpico do Brasil)

A seleção de levantamento de peso que defenderá o Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, no Paraguai, conheceu seus componentes nesta quarta-feira (31). Por meio das redes sociais, a confederação brasileira da modalidade (CBLP) divulgou os oito pesistas irão à plataforma do evento multiesportivo entre 2 e 5 de outubro.

São cinco atletas para as disputas femininas e três para as masculinas. Nathasha Rosa (49kg), Leticia Laurindo (55kg), Amanda Schott (76kg), Laura Amaro (87kg) e Taiane Justino (+87kg) serão as mulheres, enquanto Thiago Félix (61kg), Josué Lucas (73kg) e Marco Túlio Gregório (96kg) fecham a seleção brasileira de levantamento de peso entre os homens. Os Jogos Sul-Americanos de Assunção, diferentemente de como ocorrerá nos Jogos de Paris, segue a divisão de categorias utilizada na Olimpíada de Tóquio, sem algumas faixas de pesos. Um exemplo é a 45kg feminina, cuja campeã pan-americana é Emily Rosa.

levantamento de peso seleção brasileira jogos sul-americanos assunção
(arte/CBLP)

Parâmetro para o Mundial

O treinador da seleção brasileira, Dragos Stanica, que estará com os atletas no Paraguai, avaliou a importância dos Jogos para os representantes do Brasil, além de apontar o que se pode esperar do desempenho verde e amarelo em Assunção. “Os Jogos Sul-Americanos servirão como último parâmetro para o Campeonato Mundial (irá acontecer em Bogotá, na Colômbia, entre 5 e 16 de dezembro). Vai ser importante também para os atletas brigarem por medalhas internacionais e sei que eles vão chegar muito preparados para conseguirem isso”, disse Stanica.

Avaliação técnica

Dos convocados, Leticia Laurindo, Josué Lucas e Marco Túlio Gregório participaram da segunda avaliação técnica da CBLP no último domingo (28). Túlio Gregório, que foi ao pódio recentemente no Pan-Americano, conseguiu estabelecer a melhor marca pessoal em 2022, 160kg no arranco e 190kg no arremesso. “Foi uma boa apresentação. Três atletas que estarão no páreo para medalha não estiveram na avaliação, a Amanda Schott, Laura Amaro e Nathasha Rosa. Todas estão se preparando muito bem e se preservaram para fazer uma grande competição daqui a um mês”, finalizou Dragos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Assunção 2022