Siga o OTD

Levantamento de Peso

Marco Túlio conquista três medalhas no Pan-Americano

Brasileiro da categoria até 96 quilos ficou com duas pratas, uma no arrando e outra no geral, e um bronze no arremesso. Colombiano ficou com os três ouros em Bogotá

Marco Túlio Gregório levantamento de peso Pan-Americano de levantamento de peso medalhas
(reprodução/youtube/panampesas)

O brasileiro Marco Túlio Gregório conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze na categoria até 96 quilos do Pan-Americano de levantamento de peso disputado em Bogotá, na Colômbia. Ele foi o segundo colocado no arranco, terceiro no arremesso e segundo no geral nesta quinta-feira (28). O campeão nas duas modalidades e, consequentemente na somatória, foi o colombiano Andres Felipe Martinez. Completaram os pódios o peruano Amel Priou, bronze no arranco, e o mexicano Jose Luis Carpizo, prata no arremesso e bronze no geral.

Marco Túlio ergueu 161kg no arranco e mais 187kg no arremesso, totalizando 348kg. Andres Felipe Martinez registrou 162kg e 200kg, pela ordem, computando 362kg. Amel Priou ficou com o bronze no arranco levantando 150kg e Jose Luis Carpizo marcou 190kg no arremesso para garantir a prata. No total, o mexicano fez 338kg, já que havia feito 148kg no arranco, o quinto melhor. Com os três pódios do brasileiro, a seleção chega à 12ª medalha no Pan-Americano. São três ouros de Emily Rosa (45kg), uma prata e dois bronzes de Nathasha Rosa (49kg) e uma prata e dois bronzes Letícia Laurindo (55kg).

‘Bomba de motivação’

Estas medalhas significam demais para mim. Em um momento de dor, em que eu achei que não conseguiria levantar mais pesos, conquistá-las é gratificante demais. Para mim, servirá como uma bomba de motivação para os próximos eventos e para voltar a fazer as marcas que eu fazia, tudo isso com bastante vigor, vontade e qualidade técnica”, enalteceu o atleta, que não teve bons desempenhos no Mundial do ano passado e no Brasileiro deste ano.

Arranco

Na primeira parte da categoria até 96 quilos do Pan-Americano de levantamento de peso, Marco Túlio travou um duelo quilo a quilo contra Andres Felipe Martinez no arranco. O brasileiro levantou 152kg na primeira tentativa, depois 157kg e programou 160kg para a terceira e última. Antes dela, Martinez entrou em cena saindo de 160kg, erguidos apenas no segundo levantamento. A seguir, Marco Túlio colocou mais um quilo na terceira tentativa, foi a 161kg e obteve sucesso. Martinez ainda tinha mais uma chance, colocou 162kg e fez o levantamento para ficar com o primeiro lugar.

+ Letícia Laurindo conquista mais três medalhas no Pan

Sobrou

No arremesso, Andres Felipe Martinez saiu com 18 quilos a mais que Marco Túlio, 200kg contra 182kg. Entre eles, com 186kg, Jose Luis Carpizo. Só que desta vez o colombiano sobrou e o brasileiro e o mexicano brigaram pela segunda colocação. Carpizo marcou 190 na segunda tentativa e Marco Túlio parou em 187kg na terceira e última. O mexicano ainda tentou ameaçar Martinez com 201kg, mas não conseguiu. Com o ouro garantido, o pesista da casa ainda tentou duas vezes 215kg, sem sucesso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Levantamento de Peso