Siga o OTD

Levantamento de Peso

Técnico do Brasil trabalha para igualar a preparação dos atletas

Dragos Stanica buscou trabalhar a recuperação física para deixar os atletas com a melhor capacidade no momento das disputas

Seleção Brasileira de levantamento de peso
Técnico romeno busca resolver os desafios impostos pela pandmeia (Divulgação)

Preparar os atletas para competir, sem saber quando vai ser. Esse é o atual desafio de Dragos Stanica, técnico da seleção brasileira de levantamento de peso. Com a Olimpíada de Tóquio programada para acontecer em julho de 2021, o romeno precisa resolver os problemas criados com a pandemia do coronavírus. 

Com a pandemia, Stanica priorizou cuidar dos pontos que poderiam atrapalhar o desempenho dos atletas. Ou seja, as questões físicas que são determinantes, detalhes que podem atrapalhar na hora decisiva de uma competição de alto rendimento.

+ Nicholas Santos terá que tomar uma decisão para tentar Tóquio

“Temos vários modelos de preparação entre os atletas. Então, alguns tentaram um aumento do resultado, manter a forma física ao máximo. No meu caso, optei por um treinamento muito mais conservador, visando a resolver os problemas físicos que eles tinham. Qualquer problema que eles tinham, do ponto de vista físico, tentamos recuperar neste período sem competições. O que importava mais era a saúde física dos atletas”. 

Incerteza do futuro 

Sem saber quando haverá competição, o técnico da seleção brasileira de levantamento de peso enfrenta outro problema. Somente com os treinos e com alguns atletas treinando longe, por conta da pandemia, Stanica não consegue ter um parâmetro de como os brasileiros estão, o que só será resolvido no próximo mês.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Infelizmente, estamos percebendo um desempenho desigual dos atletas. Nesse momento, o Fernando Reis está muito bem. O resto não competiu até agora, não temos uma avaliação. Haverá uma Copa no início do mês, no Rio de Janeiro, e muitos virão. Daí, poderemos avaliar melhor”, finaliza Dragos Stanica.

Mais em Levantamento de Peso