Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileira briga por vaga em final de Copa do Mundo virtual

Mariana D’Andrea concorre com duas atletas africanas e depende de votação popular para conseguir a classificação para a decisão da competição de levantamento de peso

A votação popular será decisiva para que a brasileira Mariana D’Andrea consiga sua classificação para a final da Copa do Mundo online de levantamento de peso. A decisão da competição virtual contará com nove atletas e oito já estão garantidos. A halterofilista nascida em Itu, interior de São Paulo, concorre contra duas competidoras africanas: Mumamad Nigo, de Uganda, e Rehab Ahmed, do Egito
Mariana D’Andrea disputa com Mumamad Nigo, de Uganda, e Rehab Ahmed, do Egito (Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB)

A votação popular será decisiva para que a brasileira Mariana D’Andrea consiga sua classificação para a final da Copa do Mundo online de levantamento de peso. A decisão da competição virtual contará com nove atletas e oito já estão garantidos. A halterofilista nascida em Itu, interior de São Paulo, concorre contra duas competidoras africanas: Mumamad Nigo, de Uganda, e Rehab Ahmed, do Egito.

+ Brasileiro encara missão de tirar do zero futebol de 5 português

Se conquistar a vaga, a brasileira enfrentará Amalia Perez, do México, Anastasiia Mamadamirova, da Rússia, Cristina Poblador, da Colômbia, David Degtyarev, do Cazaquistão, Jainer Cantillo, da Colômbia, Latsami Sipaseuth, de Laos, Matteo Cattini, da Itália, e Vera Muratova, da Rússia. A Copa do Mundo online de levantamento de peso será dia 17 de novembro e veiculada na página oficial do World Para Powerlifting no Facebook.

O torneio virtual de halterofilismo foi lançado em abril pelo IPC (Comitê Paralímpico Internacional). O objetivo foi dar aos atletas a chance de disputarem em suas casas ou locais de treinos durante a pandemia do coronavírus. No total, foram realizados cinco eventos e 129 participantes. A votação para eleger o nono finalista segue até sexta-feira (6). A escolha está sendo feita na conta oficial do World Para Powerlifting no Facebook e Twitter.

+ Paratleta por causa da Rio-2016, Igor Barcellos trilha seu caminho

Mariana D’Andrea, que possui nanismo, começou no levantamento de peso em 2015. A paratleta brasileira conquistou a medalha de ouro nos Jogos Parapan- Americanos de Lima-2019 na categoria até 67 kg. Além disso, ela ganhou uma prata por equipes no Campeonato Mundial no Cazaquistão também no ano passado.

Detalhes da final

A decisão da Copa do Mundo online de levantamento de peso será exibida ao vivo com arbitragem oficial e os atletas poderão acompanhar os resultados dos demais competidores. O sistema de resultados será diferente da etapa anterior, já que a final da competição virtual será um evento misto, e não dividido pelas categorias masculina e feminina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os resultados serão baseados no número de pontos adicionais que os atletas podem marcar. Vale ressaltar que as marcas não são homologadas para o ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, no ano que vem. O vencedor da Copa do Mundo online de levantamento de peso receberá uma barra da Eleiko, parceira da World Para Powerlifting.

Mais em Paralimpíada Todo Dia