Siga o OTD

Natação

Nicholas Santos terá que tomar uma decisão para tentar Tóquio

Melhor prova de Nicholas Santos não é olímpica, e ele terá que decidir entre outras duas para tentar vaga nos Jogos

Nicholas Santos, na Champions Series de Natação da Fina
Nadador e sua equipe terão que escolher para qual prova se dedicar (Divulgação/CBDA/arquivo)

O nome de Nicholas Santos ganhou mais destaque nos últimos dias. Competindo na Hungria pela ISL (International Swimming League), o nadador brasileiro venceu o 50 m borboleta e ficou próximo do recorde mundial prova. Contudo, se quiser ir para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o atleta tem uma escolha a se fazer. 

Um dos maiores nomes do mundo nos 50 m borboleta, Nicholas Santos terá que trocar de prova pelo sonho da terceira Olimpíada. Ele esteve em Pequim-2008 e Londres-2012. A prova preferida do brasileiro não faz parte do programa olímpico e, segundo ele, as opções de caminhos para Tóquio já estão claras em sua cabeça. 

+ ISL sonha virar a NBA da natação, diz Nicholas Santos

Esse ano eu já tinha começado um programa de treinos para os 50 livre, pelas dinâmicas de treinos desta prova e dos 50 m borboleta serem parecidas. Eu tenho muito mais facilidade para treinar o borboleta, então é um processo para mudar os treinos e melhorar os meus 15 m finais no livre, que eu preciso corrigir. Mas é uma questão de, por tudo que está acontecendo na ISL, definir qual o melhor caminho para a Olimpíada, se o 100 m borboleta ou os 50 m livre. Mas acredito que posso nadar uma das duas”.

Piscinas diferentes 

Os resultados recentes obtidos por Nicholas Santos na ISL foram feitos todos em piscinas curtas, de 25 m. Na seletiva para os Jogos, e em Tóquio, o brasileiro nadará em 50 m, a distância olímpica a piscina, e sabe que precisa melhorar em alguns aspectos de desempenho.

“Em piscina curta, quem tem uma boa virada e um bom submerso, como eu, se dá muito bem. Na piscina longa, a minha maior dificuldade é na reta final da prova. Para mudar isso é preciso treinar um pouco mais em 50 m e aumentar os meus treinamentos. Hoje eu tenho feito 1.800 m e para as maiores distâncias é preciso aumentar, nada o que a gente não consiga fazer, mas o corpo vai sentir mais”. 

O que precisa fazer para ir ao Japão 

Para conseguir a vaga em Tóquio, Nicholas Santos terá que fazer o índice das provas na seletiva nacional, que acontecerá no início de 2021. Nos 100 m borboleta, o melhor tempo da carreira do atleta, em piscina longa, é 22s31. O índice olímpico da prova é 0s35 abaixo desta marca. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já nos 50 m livre, o melhor tempo de Nicholas é de 21s69, feito em 2009 na época dos trajes tecnológicos, e o índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio é de 22s01.

Mais em Natação