Siga o OTD

Laguna Olímpico

Voluntários estrangeiros também estão vetados para os Jogos de Tóquio

Será liberada apenas a entrada de um pequeno grupo de 500 pessoas, com especialização em determinados idiomas ou modalidades esportivas

Cerca de 2.300 pessoas de outros países estavam inscritos para atuar como voluntários nos Jogos de Tóquio (Divulgação/Tokyo 2020)

Depois do veto à entrada de torcedores de outros países, confirmada no último sábado, o comitê organizador dos Jogos Tóquio-2020 anunciou nesta segunda-feira (22) uma nova restrição. Deste vez, bloqueando a entrada no Japão de voluntários estrangeiros, novamente como função de evitar o agravamento da situação da pandemia do coronavírus.

Apenas será autorizada a entrada de um pequeno grupo de voluntários, cerca de 500 pessoas, com habilidades específicas para atuar nos Jogos, como conhecimento de determinados idiomas ou modalidades esportivas.

Cerca de 2.300 pessoas que vivem em diversos países tinham feito inscrição para trabalhar como voluntários na Olimpíada, cuja abertura será dia 23 de julho. A Paralimpíada de Tóquio começará em 24 de agosto.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

“É muito doloroso, mas tínhamos que decidir sobre uma mudança. Demorar mais para tomar esta decisão iria causar confusão”, afirmou o CEO do comitê organizador, Toshiro Muto, em entrevista coletiva nesta segunda. Antes do adiamento dos Jogos Tóquio, há um ano, 80 mil pessoas se inscreveram para trabalhar no evento.

Os japoneses que vivem no exterior, contudo, terão permissão para atuar nos Jogos, desde que respeitando as regras de entrada no país, como quarentena de 14 dias.

Além da preocupação com a segurança sanitária, o veto à presença de voluntários estrangeiros também atende a uma questão lógica. Sem a presença de público do exterior, a demanda por voluntários também diminuí consideravelmente.

Igualdade de gênero

Na coletiva desta segunda-feira, o comitê organizador também informou novas medidas para promover a igualdade de gênero durante os Jogos. Entre elas, o equilíbrio no número de homens e mulheres entregando medalhas nas cerimônias de premiação.

Isso já é um claro reflexo da entrada de Seiko Hashimoto no comando do comitê, em substituição a Yoshiro Mori, o veterano dirigente japonês afastado após declarações machistas em uma reunião da entidade, em fevereiro.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Laguna Olímpico