Siga o OTD

Laguna Olímpico

Veto da União Europeia pode frustrar planos do COB

Reabertura das fronteiras da Europa a partir desta quarta-feira (1º) irá contemplar apenas 15 países fora do bloco. Brasil não está na lista

CT Portugal Rio Maior COB Missão Europa
Uma das piscinas do Centro Aquático de Rio Maior, que poderá receber atletas do Brasil a partir de julho (Divulgação)

O plano de retomada de treinamentos dos principais atletas brasileiros, chamado de “Missão Europa” pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), sofreu um abalo nesta terça-feira (30). Uma decisão tomada pela UE (União Europeia) pode mudar o planejamento. Na reabertura das fronteiras, a partir desta quarta-feira (1º), apenas 15 países fora do bloco terão entrada assegurada. O problema é que o Brasil não está entre eles.

O único país sul-americano credenciado foi o Uruguai. A lista inicial ainda incluí Canadá, Coreia do Sul, Japão e Austrália. A China também será autorizada, desde que abra suas fronteiras para os europeus.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Foram usados como critérios números do combate à pandemia do coronavírus que não permitem que Brasil, México, Estados Unidos e Rússia possam viajar para os integrantes da União Europeia.

Entre os parâmetros, está o de tendência estável ou decrescente de novos casos em relação aos últimos 14 dias. E qualquer um que não seja um negacionista sanitário ou que diga “é só uma gripezinha” sabe que a situação do Brasil está longe de atender estes critérios.

A cúpula da UE promete que esta lista será revisada a cada 14 dias, mas não me parece, pelos últimos números de casos confirmados e de óbitos, que a situação irá melhorar.

COB terá problemas para enviar atletas à Europa após decisão da cúpula da UE
Decisão da cúpula da UE pode frustrar os planos do COB (Divulgação)

Planos prejudicados

O fato é que a decisão anunciada nesta terça-feira atrapalha sim o plano de retomada de treinos para os principais atletas brasileiros de olho na Olimpíada de Tóquio-2020, adiada para o ano que vem.

Anunciada no último dia 18, a “Missão Europa previa até dezembro deste ano enviar 207 atletas de 15 modalidades, já classificados para Tóquio-2020 ou com chances de classificação, para treinos em países no continente europeu. A base seria Portugal, no Centro de Treinamento de Rio Maior, que seria a base para os atletas brasileiros. Embora o COB não tivesse anunciado oficialmente, o dia 10 de julho marcaria a saída da primeira parte da equipe, com atletas do judô e da vela.  

Procurado pelo blog, o COB enviou uma nota oficial, na qual diz que vem acompanhando as atualizações das regras de entrada na Europa. Assegurou ainda que não havia finalizado a compra de passagens aéreas até o momento, e ainda trabalha com a janela de julho a dezembro para realizar a Missão Europa.

+ Curta a página do blog no Facebook

O COB acompanha diariamente as regras para entrada de brasileiros na Europa para o melhor planejamento da operação de envio de uma delegação para treinamento em Portugal visando, principalmente, aos Jogos Olímpicos de Tóquio. A entidade trabalha para realizar a Missão Europa com a janela de execução de julho a dezembro e acredita que, dentro desse intervalo, será possível o envio de atletas brasileiros para treinamento no continente europeu.

Nenhuma compra de passagens aéreas foi concluída até o momento, o que só será feito com a garantia da permissão de entrada de cidadãos brasileiros em Portugal. Se não for possível, o COB vai observar os protocolos de cada esporte, o que permitirá a retomada da prática esportiva no Brasil, adequada às normas de saúde pública, definidas por cada estado e município”, diz um trecho da nota oficial.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Segundo o COB, vários atletas já estão em atividade, no Brasil e no exterior, seguindo protocolos de segurança locais, que não aderiram ao projeto de treinamentos na Europa. A entidade lembra ainda que está trabalhando para reabrir o CT Time Brasil ainda em julho, seguindo os protocolos de retomada que foi anunciado no último dia 12 de junho.

+ Você leu aqui: Conheça o CT em Portugal que deve receber atletas do Brasil

Ainda que a pandemia venha a ser controlada, o retorno às atividades será progressivo, exigindo procedimentos rígidos de controle e segurança. O COB reitera que estará plenamente adequado às novas normas de convívio social e profissional, administrando quaisquer riscos.O COB segue trabalhando para que os atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos de Tóquio tenham a oportunidade de retomar os treinamentos com tranquilidade e segurança, cumprindo todos os protocolos necessários e validados pelos serviços médicos, seja no Brasil ou no exterior”, encerra a nota oficial do COB.

Mais em Laguna Olímpico