Siga o OTD

Judô

Brasil vence apenas uma luta no primeiro dia do judô em Chengdu

Thayná Lemos foi a responsável pela única vitória brasileira no dia no judô na Universíade de Chengdu

Thayná Lemos nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu judô
(Foto: Saulo Cruz/CBDU)

O judô brasileiro não teve um bom início nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. Dos cinco atletas que entraram em ação no Ginásio Central de Cultura e Esporte neste sábado (29), no primeiro dia de competição, somente uma passou da primeira luta. Thayná Lemos (52kg) venceu a rodada inicial, mas perdeu logo na sequência. Tainná Mota (48kg), Shirlen Nascimento (57kg), Diego Ismael (60kg) e Ítalo Mazzili (66kg) caíram na estreia.

Medalhista de ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022, Thayná Lemos é um dos destaques da delegação brasileira do judô, que conta com 14 atletas em Chengdu. Ela, que é 72ª colocada do ranking mundial, fez sua estreia contra a indonésia Maryam Maharani e venceu por ippon, sendo derrotada na sequência pela sul-coreana Seyun Jang, também por ippon, nas oitavas de final.

Quanto aos demais atletas, todos caíram na primeira luta nesse dia de abertura. Ainda entre as mulheres, Tainná Mota entrou direto nas oitavas de final da categoria até 48kg e perdeu por ippon para a sul-coreana Oh Yeonju. A brasileira chegou a ter um waza-ari de vantagem, mas tomou a virada com um ippon. Este torneio contou com a participação de apenas 12 atletas em seu peso.

Quem também estreou direto nas oitavas de final foi Shirlen Nascimento (57kg), que perdeu para a francesa Najla Fawaz. Já Ítalo Mazzili (66kg) caiu diante de Massion Jbilou, também da França, com um waza-ari. Por fim, Diego Ismael (60kg) parou no azeri Kanan Ismayilov por waza-ari.

Sem medalhas no primeiro dia, o Brasil contará com a participação de mais nove atletas no judô nesses Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. Assim, serão mais quatro neste domingo (30): Luana Costa (63kg), Maria Guilherme (70kg), Gabriel Falcão (73kg) e Thiago Pinho (81kg). No histórico, o país já conquistou 37 medalhas no judô em Universíades.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô