Siga o OTD

Jogos Mundiais Universitários

Cerimônia de abertura de Chengdu-2021 é marcada por show de luzes e muitos pandas

Xi Jinping abre oficialmente Jogos Mundiais Universitários. Time UBrasil desfilou com uma delegação de 250 pessoas

cerimônia de abertura dos jogos mundiais universitários chengdu-2021 china
(Foto: Wu Gang / Chengdu-2021)

A 31ª edição dos Jogos Mundiais Universitários está oficialmente aberta! Com muita animação, show de luzes e pandas, a cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira (28), no Centro Esportivo do Lago Dong’an, em Chengdu, na China, e inaugurou o megaevento. O Brasil desfilou com uma delegação de 250 pessoas, entre atletas e oficiais. Sabrina Machado, do vôlei, e Gabriel Pedroso, do wushu, foram os porta-bandeira do Time UBrasil.

+ Tudo o que você precisa saber sobre Chengdu-2021

Com o tema de “Chengdu faz os sonhos se tornarem verdade”, a cerimônia foi dividia em 12 partes, das quais três foram artísticas. Na parte protocolar, o presidente da China, Xi Jinping, abriu oficialmente os Jogos, sem se estender em discurso. O público que lotou o estádio ovacionou o líder.

Durante as partes artísticas, a organização dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu trabalhou com um jogo de luzes para proporcionar um grande espetáculo, que também contou com a participação do público. Os torcedores no estádio receberam bastões de led que iluminaram as arquibancadas.

Pandas roubam cena em Chengdu-2021

cerimônia de abertura dos jogos mundiais universitários chengdu-2021
Pandas acompanham time da China que é ovacionado pela torcida em desfile (Foto: Jiang Hongjing / Chengdu-2021)

De forma curta, a apresentação contou com alguns elementos da cultura chinesa, mas focou em passar uma mensagem de união através do esporte e da amizade. Essa parte da cerimônia foi marcada por muita cor e animação, em que jovens atletas dançaram uns com os outros.

O ápice da festa foi quando, enfim, diversos personagens de pandas entraram em cena. O animal é o mascote oficial da cidade e, portanto, também dos Jogos Munidais Universitários. Chengdu, aliás, é conhecida como a “capital dos pandas”.

Os pandas entraram no campo e levantaram o público. Eles dançaram junto aos jovens que por lá já estavam, numa espécie de valsa animada. Eles brincaram e se divertiram no campo. Os personagens chegaram a deixar o gramado, mas retornaram durante o encerramento, desta vez com pandas maiores, em formato de balão.

cerimônia de abertura jogos mundiais universitários chengdu-2021
Artistas chineses em cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Universitários (Foto: Zhang Bowen / Chengdu-2021)

A bandeira e as tochas olímpicas entraram no estádio sendo carregadas por uma série de atletas. A pira universitária é virtual, assim como vem acontecendo em eventos multiesportivos nos últimos tempos. Ela fica localizada em um telão em formato de círculo no alto do estádio. A pira foi acesa por todos os atletas que carregaram a chama.

Time UBrasil nos Jogos Mundiais Universitários

Por conta da ordem alfabética da língua inglesa, o Brasil desfilou logo no início da cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. A delegação verde-amarela, conhecida como Time UBrasil, entrou no estádio com vestimenta na cor azul anil, com detalhes em amarelo, verde e azul claro. No caso dos homens, eles desfilaram de bermuda bege, enquanto as mulheres estiveram de vestido. Todos os atletas estiveram de chinelo branco.

+Lista dos atletas brasileiros classificados para os Jogos Mundiais Universitários Chengdu-2021

Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu acontecem entre os dias 28 de julho e 8 de agosto de 2023, mas como estavam previstos para 2021, mantiveram o nome Chengdu-2021. A competição reúne 18 modalidades e mais de cem países, sendo que o Brasil tem 155 esportistas em 11 modalidades.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Jogos Mundiais Universitários