Siga o OTD

Judô

Arrasadora, Mayra Aguiar conquista o tri mundial

Arrasadora, Mayra Aguiar vence cinco adversárias, incluindo campeã olímpica, e conquista o tricampeonato mundial

Mayra Aguiar Mundial de judô
Mayra Aguiar conquista terceiro título mundial (Foto: Emanuelle di Feliciantonio/IJF)

Tricampeã mundial! Em um dia perfeito, Mayra Aguiar conquistou a medalha de ouro na categoria até 78kg do Mundial de judô, em Tashkent, no Uzbequistão, nesta terça-feira (11). A gaúcha foi arrasadora na competição e venceu cinco lutas, incluindo a campeã olímpica Shori Hamada nas quartas de final. Na final, ela derrotou a chinesa Ma Zhenzhao com um waza-ari rápido. É o segundo ouro do Brasil nesta edição da competição, após a conquista de Rafaela Silva.

+ Rafaela Silva é bicampeã mundial de judô

Foi um dia espetacular para Mayra Aguiar, que venceu todas as suas lutas no tempo regulamentar. Cabeça de chave número 4, ela ficou de bye na primeira rodada e estreou contra a croataca Petrunjela Pavic. Intensa, a brasileira venceu após forçar três shidôs na adversária. Nas oitavas, Mayra foi arrasadora: conseguiu um ippon com 30 segundos de luta sobre a cazaque Aruna Jangeldina.

Garantida na disputa pelas medalhas, Mayra teve uma pedreira nas quartas de final: a japonesa Shori Hamada, campeã olímpica em Tóquio-2020 e a grande favorita para conquistar o ouro no Mundial. Apesar disso, foi a brasileira quem tomou a iniciativa da luta desde o início. Após muito tentar, Mayra conseguiu um ippon e avançou à semfinal.

Mantendo o forte ritmo, Mayra Aguiar conseguiu um ippon sobre a alemã Alina Boehm com 10 segundos de luta. Ela manteve a vantagem até o fim e garantiu a vitória. Na final, o roteiro se repetiu: contra a chinesa Ma Zhenzhao, a brasileira foi rápida e aplicou um golpe de início e também conseguiu um waza-ari com dez segundos. A partir daí, administrou a luta e comemorou a vitória.

Resultado histórico

Este é o terceiro título mundial de Mayra Aguiar, depois das conquistas de 2014 e 2017. Um dos grandes nomes do judô brasileiro e mundial, a gaúcha de 31 anos ainda soma outras cinco medalhas em Mundiais, sendo duas pratas (uma por equipes) e três bronzes. Mayra também tem três medalhas de bronze olímpicas no currículo, conquistadas em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta é a terceira medalha do Brasil nesta edição do Mundial de judô, a segunda de ouro. Antes, o país havia sido ouro com Rafaela Silva (57kg) e bronze com Daniel Cargnin (73kg). Curiosamente, os três medalhistas brasileiros na competição em Tashkent são medalhistas olímpicos. Considerando todas as edições, o Brasil já tem nove ouros, 18 pratas e 36 bronzes em Mundiais.

Buzacarini para nas oitavas

Outro brasileiro em ação nesta terça-feira no Mundial foi Rafael Buzacarini, na categoria até 100kg. Ele chegou a vencer o cazaque Islam Bozbayev na estreia, mas perdeu para o holandês Michael Korrel nas oitavas de final. Korrel conquistou a medalha de bronze na competição.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô