Siga o OTD

Judô

Marcelo Gomes bate medalhista olímpico e é sétimo no Mundial

Brasileiro de apenas 22 anos foi o melhor dos quatro do país que lutaram em mais um dia de competições em Tashkent. Maria Portela, Rafael Macedo e Luana Carvalho completaram o time

Marcelo Gomes judô Mundial de Judô Eduard Trippel
Marcelo Gomes, de azul, aplica o golpe que crava as costas de Eduard Trippel no solo (Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

O brasileiro Marcelo Gomes conquistou um sétimo lugar em seu primeiro Campeonato Mundial de Judô na categoria adulta. Ele ganhou as duas primeiras lutas, sendo a segunda sobre o alemão Eduard Trippel, vice-campeão olímpico nos Jogos de Tóquio, ano passado. A seguir, caiu para a repescagem, onde foi eliminado, ficando a uma vitória de lutar pela medalha de bronze.

Outros três brasileiros, Maria Portela, Rafael Macedo e Luana Carvalho, lutaram nesta segunda (10), quinto dia do torneio realizado em Tashkent, no Uzbequistão, sem grandes avanços. Na terça-feira (11), penúltimo dia das chaves individuais, entram no tatame as categorias até 78 quilos e até 100 quilos. Pelo Brasil, teremos Mayra Aguiar, bicampeã mundial, e Rafael Buzacarini.

Marcelo Gomes judô Mundial de Judô
Marcelo Gomes (twitter/JudoCBJ/arquivo)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cravada no tatame

Marcelo Gomes, 22 anos, começou como cabeça de chave a categoria até 90 quilos. Na estreia, venceu o francês Alexis Mathieu aplicando dois waza-aris em pouco mais de dois minutos. A seguir, bateu Eduard Trippel cravando as costas do medalhista olímpico de judô no tatame em menos de 30 segundas de luta. A seguir, porém, perdeu do italiano Christian Parlati por ippon após estar vencendo por waza-ari. Na respescagem, foi imobilizado pelo espanhol Tristani Mosakhlishvili.

+ Rafaela Silva é ouro e Daniel Cargnin leva o bronze

Rafael Macedo

Rafael Macedo também competiu na categoria até 90 quilos e foi eliminado na terceira rodada. Ele começou pela segunda rodada – entrou como cabeça de chave – onde derrotou o estoniano Klen Kaljulaid por dois waza-aris. A seguir enfrentou o georgiano Lasha Bekauri, atual campeão olímpico, e perdeu por um waza-ari. O campeão na categoria, para a alegria da torcida presente, foi o uzbeque Davlat Bobonov. A medalha de prata foi para Christian Parlati, algoz de Marcelo Gomes, e os bronzes para os georgianos Lasha Bekauri, algoz de Rafael Macedo, e Luka Maisuradze.

Maria Portela judô Mundial de Judô Shiho Tanaka
Maria Portela travou uma batalha de dez minutos contra Shiho Tanaka (Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Portela e Luana Carvalho

No feminino, na categoria até 70 quilos, as atenções estavam mais voltadas para Maria Portela. Ela começou pela segunda rodada e fez uma luta relâmpago contra a cazaque Anastassiya Mayakova. Tomou um waza-ari com 25 segundos e aplicou o golpe perfeito 11 segundos mais tarde. No segundo combate, perdeu para a japonesa Shiho Tanaka após mais de seis minutos de golden. Tomou três punições, as duas úlitimas por falta de combatividade. Luana Carvalho, 20 anos e medalhista de bronze no Mundial de Judô Júnior ano passado, teve uma pedreira pela frente. Enfrentou a francesa Marie Eve Gahie, campeã mundial em 2019 e vice em 2018, e perdeu nas punições.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô