Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva é ouro e Daniel Cargnin leva o bronze no Mundial

Em dia perfeito, Rafaela Silva conquista o ouro no Mundial e Daniel Cargnin leva o bronze

Rafaela Silva enquanto comemora no Mundial de judô
Rafaela Silva conquistou seu segundo título mundial (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Que dia! O Brasil conquistou duas medalhas no Mundial de judô de Tashkent, no Uzbequistão, na manhã deste sábado (08). E com dois medalhistas olímpicos! Numa trajetória impecável, Rafaela Silva venceu cinco lutas, incluindo a japonesa Haruka Funakubo na final, e conquistou o ouro na categoria até 57kg. Foi seu segundo título mundial na categoria. Já Daniel Cargnin levou o bronze na categoria até 73kg ao derrotar o italiano Manuel Lombardo na decisão.

+ Bia Haddad e Anna Danilina perdem na semi do WTA 500 de Ostrava

Foi um dia espetacular de Rafaela Silva. Campeã olímpica na Rio-2016, ela entrou de forma direta na segunda rodada da competição. Contra a uzbeque Nilufar Ermaganbetova, venceu com um rápido ippon. Na sequência, a brasileira teve a búlgara Ivelina Ilieva pela frente e, desta vez, precisou do golden score para vencer a luta, outra vez por ippon.

Garantida nas quartas de final, Rafaela Silva encontrou a jovem ucraniana Daria Bilodid, bicampeã mundial e medalhista de bronze em Tóquio-2020 na categoria até 48kg. Numa luta muito acirrada, a brasileira avançou após a adversária receber três shidôs. Na semifinal, Rafa foi rápida: precisou de apenas 24 segundos para aplicar um ippon sobre a israelense Timna Nelson Levy e avançar para a final.

Rafaela Silva Mundial de judô
O golpe do ouro (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Na grande decisão, Rafaela Silva encontrou Haruka Funakubo, atleta do Japão, principal potência do judô mundial. A luta foi bem disputada. A japonesa foi intensa, mas a brasileira se defendeu bem. Na reta final do combate, Rafa chegou a ser advertida com um shidô por falta de combatividade e precisou atacar mais. E numa de suas tentativas, ela conseguiu um waza-ari, já a 30 segundos do fim. A brasileira segurou a vantagem e comemorou a vitória.

Currículo vitorioso

Este é o segundo título mundial de Rafaela Silva, depois da conquista em 2013, no Rio de Janeiro. O ouro deste sábado a consolida ainda mais como uma das principais judocas brasileiras de todos os tempos. Além dos ouros, ela ainda soma outras cinco medalhas em Mundiais, sendo três pratas (duas por equipes) e dois bronzes (um por equipes). Fora todas essas conquistas, a carioca ainda tem no currículo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Daniel Cargnin é bronze

Daniel Cargnin no Mundial de judô
Daniel Cargnin conquistou sua primeira medalha em Mundial (Foto: Emanuele Di Feliciantonio-IJF)

Não bastasse a grande conquista de Rafaela Silva, outro medalhista olímpico brasileiro também resolveu brilhar em Tashkent neste sábado. Daniel Cargnin, que levou o bronze no judô Tóquio-2020, também faturou o bronze no Mundial. Competindo na categoria até 73kg, ele venceu três lutas antes de cair nas quartas de final. O gaúcho lutou a repescagem e avançou à disputa pela medalha, onde voltou a vencer o italiano Manuel Lombardo.

Daniel Cargnin iniciou sua trajetória batendo o romeno Alexandru Raicu por waza-ari seguido de ippon. Em seguida, conseguiu um ippon sobre o azeri Rustam Orujov. Já nas oitavas, teve uma luta dura contra o alemão Alexander Gabler, mas aplicou um novo ippon para sair vencedor. O brasileiro acabou derrotado nas quartas pelo israelense Tohar Butbul, após ser preso na chave de braço, e precisou ir para a repescagem.

Daniel Cargnin Mundial de judô
Daniel Cargnin derrotou Rustam Orujov com um ippon (Foto: Emanuele Di Feliciantonio-IJF)

Por lá, Daniel Cargnin teve uma pedreira logo de cara: o georgiano Lasha Shavdatuashvili, líder do ranking mundial. O brasileiro não se intimidou e aplicou um forte ritmo de luta desde o primeiro instante até conseguir um waza-ari nos segundos finais. Com a vitória, Cargnin se garantiu na decisão do terceiro lugar, onde encontrou o italiano Manuel Lombardo, adversário que ele derrotou nas quartas de final de Tóquio-2020.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Contra Lombardo, Cargnin também foi intenso desde o começo e conseguiu um ippon ainda na metade inicial do combate, garantindo o bronze. Esta é a primeira medalha do brasileiro, de 24 anos, em um Campeonato Mundial Adulto. Vale destacar que ele trocou de categoria após a Olimpíada de Tóquio, passando da até 66kg para a até 73kg.

O Brasil no Mundial

Estas foram as duas primeiras medalhas do Brasil nesta edição do Mundial de judô, que começou na quinta-feira (06). Antes, o melhor resultado havia sido o sétimo lugar de Larissa Pimenta (52kg). Neste sábado, Jessica Lima também entrou em ação pela categoria até 57kg e parou nas oitavas de final. Ela venceu a mongol Ichinkhorloo Mumkhtsedev e a dominicana Ana Rosa antes de cair para Haruka Funakubo, a mesma japonesa derrotada por Rafaela Silva na final. A competição segue até o dia 13.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô