Siga o OTD

Judô

Takabatake é o destaque do Brasil no primeiro dia do Grand Slam de Baku

Brasileiro começou caminhada em outra categoria e conseguiu duas vitórias. Rafaela Silva retornou ao circuito mundial com derrota na estreia e Jéssica Pereira também sai sem vitórias

Eric Takabatake judô Grand Slam de Baku
(Cristiane Ishizava/Judô Nacional/arquivo)

Eric Takabatake foi o destaque brasileiro no primeiro dia do Grand Slam de Baku de judô, no Azerbaijão. Ele lutou pela primeira vez em uma categoria acima da que competia anteriormente, venceu duas e parou na repescagem. Rafaela Silva também lutou, retornando ao circuito mundial após cumprir suspensão por doping, e foi eliminada na primeira luta. Jéssica Pereira, que subiu para a categoria de Rafa antes da Olimpíada de Tóquio e permaneceu após os Jogos na capital japonesa, também sai sem vitórias. Yasmim Lima e a jovem Rafaela Batista foram os outros judocas do país que competiram nesta sexta-feira (5).

Takabatake (66kg) fez a estreia no Grand Slam de Baku contra o mongol Gankhuyag Galmandakh e venceu por waza-ari. A seguir, pegou o russo Abdula Abdulzhalilov, cabeça de chave no torneio e 27º do ranking mundial de judô, e venceu por ippon encaixando um uchi-mata já depois do primeiro minuto do golden score. Abdulzhalilov foi vice-campeão do Grand Prix de Zagreb, competição anterior a essa no Azerbaijão disputada no final de setembro, e venceu o Grand Slam de Budapeste em outubro do ano passado. A seguir, Eric Takabatake pegou o azeri Orkhan Safarov, 13º do mundo, já nas quartas de final e perdeu por ippon ainda na primeira metade do duelo. Foi para a repescagem e caiu no golden score para o japonês Yuji Aida nas punições. Sai em sétimo lugar da competição.

Rafaela e Jéssica

Jéssica Pereira (57kg) também foi até a repescagem, mas não venceu nenhuma das duas lutas que fez. Como era cabeça de chave, entrou direto nas quartas de final e perdeu para Mariah Holguin, dos Estados Unidos, por waza-ari. A seguir, enfrentou a mongol Enkhriilen Lkhagvatogoo e foi derrotada no golden score após receber três punições. Fechou em sétimo lugar. Foi a primeira fez que ela e Rafaela Silva lutaram no circuito mundial na mesma categoria. Jéssica era da até 52 quilos e subiu meses antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio para tentar ocupar o lugar de Rafaela, suspensa por doping na ocasião. Cumprida a punição, a campeã da Rio-2016 voltou ao circuito mundial pelo Grand Slam de Baku, mas acabou eliminada na primeira rodada ao ser derrotada pela azeri Ichinkhorloo Munkhtsedev. Tomou um waza-ari já com quase cinco minutos de tempo extra. A anfitriã chegou até a final do torneio.

Rafaela Silva Grand Slam de Baku de judô
Rafaela Silva na área de aquecimento no Grand Slam de Baku (twitter/JudoCBJ)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais Brasil em Baku

As outras duas participações brasileiras na competição de judô disputada no Azerbaijão, a segunda do circuito mundial após dos Jogos Olímpicos de Tóquio, perderam na primeira rodada. A jovem Rafaela Batista (48kg), de apenas 18 anos, caiu para Shafag Hamidova, que lutava em casa. Ela saiu vencendo por waza-ari, mas tomou dois na sequência e foi eliminada. Yasmim Lima (52kg) tomou um ippon relâmpago, com apenas sete segundos de luta, da russa Liliia Nugaeva. Neste sábado (6), outros cinco judocas representarão o Brasil no Grand Slam de Baku. Gabriela Moraes (63kg), Millena Silva (70kg), Gabriel Falcão (73kg), Gustavo Siqueira (73kg) e Edu Lowgan Ramos (81kg). Assista tudo ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia.

Mais em Judô