Siga o OTD

Futebol

Fifa divulga distribuição de vagas para a Copa do Mundo em 2023

Evento marcado para acontecer na Austrália e Nova Zelândia será o primeiro com 32 países participantes, oito a mais do total das últimas duas edições do mundial

Conmebol critica relatório da Fifa sobre a Colômbia
Copa de 2023 será o primeiro torneio contando com 32 seleções (FIFA/Divulgação)

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (24) como será a distribuição das vagas para a próxima edição da Copa do Mundo feminina de futebol, marcada para acontecer em 2023, na Austrália e Nova Zelândia. Será a primeira edição a contar com 32 seleções.

As duas primeiras edições da Copa do Mundo feminina, ocorridas em 1991 e 1995, contaram com a participação de 12 times. Posteriormente o torneio passou a contar com 16, em 1999, 2003, 2007 e 2011. As duas últimas competições contou com 24 países.

Com oito seleções a mais que o último evento, a Copa do Mundo terá 29 equipes confirmadas com vagas asseguras de maneira direta. Os outros três classificados sairão da repescagem.

Seleção brasileira feminina Copa do Mundo feminina
Seleção brasileira briga por uma das três vagas do continente (Mariana Sá/CBF)

Vagas diretas e repescagem

As vagas diretas serão distribuídas da seguinte forma dentro dos continentes: 11 países europeus, seis asiáticos, quatro africanos, quatro da Américas do Norte e Central, três da América do Sul e um da Oceania.

+ Fifa e Conmebol cancelam Sul-Americanos sub-20 e sub-17

Já as três seleções classificadas para a repescagem da Copa do Mundo sairão de um grupo de 10 países, que serão selecionados de todos os continentes. Estes 10 times serão divididas em três grupos, dois com três países e um com quatro, sendo que o líder de cada chave avança à decisão. A divisão da repescagem impede no mesmo grupo duas equipes do mesmo continente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além disso, este último qualificatório já será disputado na Austrália e Nova Zelândia e servirão como eventos teste. Por isso, as seleções desses dois países sede da Copa de 2023 estarão convidadas a participar deste evento, porém apenas como partidas amistosas.

Mais em Futebol