Siga o OTD

Judô

Veja como foi a semana de acompanhamento ao vivo do Mundial

Veja como foi o ao vivo o Mundial de Judô disputado em Tóquio

O Campeonato Mundial de Judô terá a participação de 18 atletas brasileiros. As competições individuais serão realizadas entre domingo (25) e sábado (31) pelo horário do Japão. O torneio por equipes é no dia 1º de setembro. No Brasil, começa na madrugada de sábado (24) e você acompanha transmissão ao vivo das lutas aqui pelo Olimpíada Todo Dia.

+ CALENDÁRIO E RESULTADOS DOS BRASILEIROS

O Mundial de Judô ocorre a aproximadamente um ano dos Jogos Olímpicos, que também serão em Tóquio. Assim, a capital japonesa passará por um grande teste com a realização do Mundial de Judô. Ao todo serão 800 judocas de 149 países em busca do título mais importante do ano e de valiosos 2000 mil pontos na classificação olímpica. É o campeonato que mais vale na corrida para os Jogos.

+ QUADRO DE MEDALHAS DO MUNDIAL DE JUDÔ

O judô brasileiro vai com sua força máxima e terá 18 atletas brigando por um lugar no pódio do Mundial de Judô, que será disputado na lendária arena Nippon Budokan, palco da modalidade nos Jogos Olímpicos de 1964, quando estreou no programa olímpico, e também será em 2020.

“Pensamos sempre em evolução. Temos um pacto com os atletas de não cravarmos uma meta específica de medalhas, pois muitos consideram ser uma pressão a mais. Mas, acredito que nossa equipe está muito bem preparada e confio num resultado melhor do que o do ano passado, quando conquistamos um bronze no Mundial de Baku”, projetou o gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson Pereira.

Samurais brasileiros no Mundial de Judô

Mayra Aguiar (78kg) e Rafaela Silva (57kg), que já foram campeãs mundiais e, recentemente, campeãs Pan-Americanas, são os destaques da equipe feminina. Atenção também para a jovem Larissa Pimenta (52kg). Eleudis Valentim (52kg), Ketleyn Quadros (63kg), Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg) completam a seleção feminina

No masculino, o Brasil será representado por Eric Takabatake (60kg), Felipe Kitadai (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Eduardo Yudy (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).

Além deles, Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg), Jeferson Santos Jr (73kg), Tamires Crude (57kg) e Ellen Santana (70kg) foram convocados para a disputa por equipes.

+ AS CHAVES COMPLETAS DO MUNDIAL DE JUDÔ

Aclimatação para Tóquio 2020

Para melhor adaptação ao fuso horário, ao clima e às diferenças culturais entre Brasil e Japão, foi adotada novamente a estratégia de isolar a seleção em um ambiente de concentração para os ajustes na reta final de preparação.

Para isso, a equipe desembarcou no Aeroporto de Narita no dia 14 de agosto e seguiu direto para a cidade de Hamamatsu, onde acontece, desde então, a fase de aclimatação dos atletas. A rotina na cidade que abriga a maior colônia de brasileiros no Japão é de dois treinos diários num ginásio exclusivo para a seleção, alimentação regrada, tratamento regenerativo e descanso. Operação que será repetida em 2020 para os Jogos Olímpicos.

“Hamamatsu foi só para o detalhe final. Agora, não tem muito o que mudar nada, não tem muito segredo no que fazer. A gente chegou num período que faltavam uns dez dias para lutar. Então, fiz bastante randori. E, agora, no final, começamos a reduzir um pouco a intensidade, o volume de treinamento e ir para o detalhe. Trabalhar as técnicas com as quais gosto de jogar e a estratégia para cada adversária”, explicou a bicampeã mundial Mayra Aguiar, que lutará no dia 30 de agosto em busca de um tri mundial sem precedentes na história do judô brasileiro.

Brasil no Mundial de Judô em Tóquio (Horário de Brasília)

24 e 25 de agosto
FELIPE KITADAI (60KG) E ERIC TAKABATAKE (60KG)

Kitadai e Takabatake ficam nas classificatórias no Mundial

25 e 26 de agosto
2º DIA: DANIEL CARGNIN (66KG), LARISSA PIMENTA (52KG) E ELEUDIS VALENTIM (52KG)

Larissa cai para Abe e Cargnin vai às oitavas no Mundial

26 e 27 de agosto
3º DIA: RAFAELA SILVA (57KG)

Rafaela Silva conquista o bronze no Mundial de Judô

27 e 28 de agosto
4º DIA: EDUARDO YUDY SANTOS (81KG), ALÉXIA CASTILHOS (63KG) E KETLEYN QUADROS (63KG)

Yudy, Quadros e Castilhos ficam nas classificatórias do Mundial

29 de agosto
5º DIA: RAFAEL MACEDO (90KG) E MARIA PORTELA (70KG)

Portela e Macedo ficam na segunda luta no Mundial de judô

30 de agosto
6º DIA – LEONARDO GONÇALVES (100KG), RAFAEL BUZACARINI (100KG) E MAYRA AGUIAR (78KG)

Mayra Aguiar conquista o bronze no Mundial de Judô de Tóquio

31 de agosto
7º DIA – DAVID MOURA (+100KG), RAFAEL SILVA (+100KG), BEATRIZ SOUZA (+78KG) E MARIA SUELEN ALTHEMAN (+78KG)

Brasil chega inteiro nas finais, mas sai sem medalha nos pesados

1º de setembro de agosto
8º DIA: COMPETIÇÃO POR EQUIPES MISTAS

Brasil conquista o bronze por equipes no Mundial de Judô

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô