Siga o OTD

Judô

Larissa cai para Abe e Cargnin vai às oitavas no Mundial

Brasileira ficou na segunda luta após enfrentar a agora bicampeã mundial. Cargnin venceu duas lutas e Eleudis Valentin caiu na estreia

Larissa Pimenta contra Uta Abe no Mundial de judô em Tóquio
Mayorova Marina/IJF

A brasileira Larissa Pimenta enfrentou e caiu para a japonesa Uta Abe na segunda rodada do Mundial de Judô em Tóquio, na madrugada de domingo (25) para segunda (26) pelo horário de Brasília.  Daniel Cargnin foi o melhor brasileiro do dia, chegou até as oitavas de final, e Eleudis Valentim ficou na estreia.

O Campeonato Mundial de Judô continua na terça-feira (27) de Tóquio, terceiro dia de disputas na Nippon Budokan. A única brasileira no tatami será a campeã olímpica Rafaela Silva. Acompanhe ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia a partir das 22h desta segunda-feira (26).

Larissa Pimenta, em seu primeiro mundial adulto, estreou contra Raguib Abdourahman do Djibuti e não se desgastou. Ganhou nos primeiros segundos da luta e se classificou para pegar Abe, japonesa primeira cabeça de chave e que entrou no tatame para defender o título do ano passado. Ela acabou conseguindo e se sagrou bicampeã mundial, tri se contar o mundial júnior de 2017.

+ Calendário e resultados dos atletas brasileiros

Uta Abe é uma das maiores judocas da atualidade, sem derrota registrada no circuito mundial desde o Grand Slam de Tóquio, em 2016, quando perdeu a final em dezembro de 2016. Contra Larissa, ganhou com autoridade marcando dois waza-aris rápidos.

“Não acho que tenha sido cedo demais para enfrentá-la. Eu estou aqui para lutar com qualquer atleta. Se fosse na primeira ou na última, eu daria meu melhor de qualquer forma”, disse Larissa Pimenta. “A ideia era não respeitar. A maioria respeita, porque ela é a Abe. Não é faltar com respeito, é ir para cima. Quando vi que ia lutar com ela não fiquei com medo. A gente pode ganhar na vontade e eu busquei ser agressiva. Nisso, eu evoluí”.

Nesse ano, o primeiro dela como atleta da seleção principal, Larissa Pimenta conquistou oito medalhas e subiu para a 20ª posição no ranking mundial do 52kg. Entre os seus principais resultados, estão o bronze no Grand Slam de Baku, o ouro no Campeonato Pan-Americano e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Larissa ainda lutará o Mundial Júnior neste ano, em Marraquexe, em busca de uma primeira medalha em competições deste nível.

Daniel Cargnin e Eleudis Valentim

Daniel Cargnin, prata no Pan de Lima, começou com duas vitórias e parou nas oitavas diante do ucraniano Bogdan Iadov. Venceu por ippon o turco Sinan Sindal na primeira e a seguir passou pelo búlgaro Bozhidar Temelkov com um waza-ari no golden score.

Contra Iadov, Daniel levou uma contra golpe que precisou da comissão de vídeo para ser confirmado como um waza-ari. “Eu estava tão focado durante a luta que, confesso, não vi se foi ou não. Acho que é o momento de fazer uma análise crítica, não só desse lance, mas de toda a competição, trabalhar, corrigir e seguir em frente”, disse Daniel Cargnin, atual número 9 do mundo no meio-leve masculino.

Eleudis Valentim (52kg) enfrentou na estreia do Mundial de Judô Angela Delgado, dos Estados Unidos, vice-campeã no pan-americano de judô em abril. A brasileira perdeu por um waza-ari no golden score.

“A minha estratégia era lutar solta e feliz, porque sempre que luto assim consigo bons resultados. Mas, quando vi a chave, vi que dava para chegar mais longe nesse Mundial e acho que isso me colcou um pouquinho de carga”, analisou Eleudis ao sair do tatami. “Fui para o golden score com uma punição na frente. Nesse momento, ou vocês espera para entrar na hora certa ou arrisca. Eu esperei para entrar, mas não consegui essa abertura para encaixar o golpe o perfeito, no caso, o ippon que eu estava buscando.”

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô