Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Brasil será o 33º país a desfilar na abertura de Pyeongchang

Brasil será o 33º país a desfilar na abertura de Pyeongchang 2018
Christian Dawes/COB

Edson Bindilatti é o porta-bandeira da delegação brasileira – que será a 33ª a desfilar na cerimônia de abertura de Pyeongchang 2018.

Quando o porta-bandeira Edson Bindilatti entrar no Estádio Olímpico liderando o Time Brasil na Cerimônia de Abertura de PyeongChang 2018, o país estará iniciando a oitava participação na história dos Jogos Olímpicos de Inverno. Bindilatti, piloto da equipe de bobsled, estará à frente de uma delegação formada por nove atletas (mais um reserva), de cinco modalidades. Sem neve ou frio extremo em seu território, o Time Brasil é a terceira maior delegação das Américas, atrás apenas de Estados Unidos e Canadá. A cerimônia de abertura está marcada para as 9h (horário de Brasília) desta sexta-feira (9).

Apenas Isadora Williams, da patinação artística, não chegou à Coreia do Sul. Além dela e de Edson Bindilatti, o Time Brasil em PyeongChang 2018 é formado por Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna (bobsled); Michel Macedo (esqui alpino); Jaqueline Mourão e Victor Santos (esqui cross country) e Isabel Clark (snowboard).

O Time Brasil será a 33ª delegação a desfilar, seguindo a ordem do alfabeto coreano. O porta-bandeira da delegação brasileira, Edson Bindilatti, será o piloto das duas equipes de bobsled do país nos Jogos (2-man e 4-man). O atleta passou por todas as fases do desenvolvimento da modalidade no país, desde a primeira participação olímpica, em Salt Lake City 2002, além de Turim 2006 e Sochi 2014. “Não sei se vou conseguir me segurar ao entrar com a bandeira brasileira. Estou emocionado desde o dia em que me anunciaram como porta-bandeira. Haja coração”, brincou o atleta, de 38 anos, nascido em Camamu, no sul da Bahia.

A primeira participação brasileira na Coreia será com Jaqueline Mourão, no dia 15, na prova de 10km estilo livre de cross country. Jaqueline é um símbolo dos atletas brasileiros de esportes de inverno. Em PyeongChang, a atleta mineira se iguala e Formiga (futebol) com o maior número de participações olímpicas entre as atletas brasileiras. Torben Grael, Robert Scheidt (vela), Rodrigo Pessoa (hipismo) e Hugo Hoyama (tênis de mesa) também têm seis edições de Jogos Olímpicos.

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno