Siga o OTD

Parapan 2019

Brasil empata com a Colômbia na estreia do futebol de cinco

Melhor na maior parte do tempo, os brasileiros sofreram com os erros nas finalizações e não tiraram o zero do placar

Ale Cabral/CPB

Pela primeira rodada do futebol de cinco nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, o Brasil enfrentou a Colômbia, neste sábado (24). Com os colombianos perdendo pênalti na primeira etapa e os brasileiros atuando melhor na maior parte do jogo mas com dificuldade para finalizar as jogadas, o placar se manteve em 0 a 0 até o fim. Agora, a Seleção Brasileira enfrenta a Argentina, no grande clássico da modalidade no mundo.

“A Colômbia jogou bem, vem crescendo nos últimos anos e dificultou bastante para nós. O que também complicou foi o fato do campo estar molhado, não é uma desculpa mas estamos acostumados com o nosso padrão de jogo, que é de toque de bola, e isso atrapalhou. Agora contra a Argentina para nós já é uma final e temos que entrar com tudo amanhã”, comentou Ricardinho, camisa 10 e capitão da equipe.

No primeiro tempo de partida o Brasil dominou as ações. Tendo mais a bola e mantendo seus jogadores no campo de ataque, a Seleção Brasileira de Futebol de cinco foi superiora. Para tentar incomodar o adversário, a Colômbia aproveitou a bola parada, nas cobranças de escanteio e faltas, e apostou nas saídas rápidas em contra-ataque e um deles teve sua grande chance.

Em um ataque pela direita a Colômbia aproveitou a bobeada da defesa brasileira, invadiu a área e só foi parada com falta. Na cobrança da penalidade, Jhon Elder Hernandez acertou a trave, mantendo o 0 a 0. Depois disso o domínio voltou a ser brasileiro, mas a equipe continuou tendo problemas para passar pelo bloqueio defensivo colombiano. Na reta final da primeira etapa em duas jogadas individuais, uma de Ricardinho e outra de Jefferson o gol quase saiu, mas a bola acabou saindo por pouco em uma e parando na trave na outra.

Nos minutos finais o Brasil chegou a ter duas oportunidades na cobrança do tiro livre, por conta da Colômbia ter estourado o limite de cinco faltas permitido, mas o goleiro Aristizabal fez a defesa e manteve o placar inalterado para o intervalo.

Na segunda etapa o jogo mudou um pouco de figura. Tentando a vitória, a Colômbia se lançou mais ao ataque e equilibrou as ações na primeira metade dos 20 minutos. Na segunda metade do tempo as duas seleções passaram a atacar na boa, deixando os momentos ofensivos menos frequentes mas mais perigosos.

Apesar disso, na reta final os dois goleiros apareceram sem precisar fazer defesas mirabolantes, mas evitando o gol dos adversários e mantendo o placar em 0 a 0 até o final da partida.

Mais em Parapan 2019