Siga o OTD

Pan 2019

Brasil perde para a Venezuela e fica fora do pódio na espada

Depois de conseguir o bronze no individual com Nathalie Moellhausen, equipe feminina do Brasil vê Venezuela superior e fica sem medalha na edição de Lima 2019

Bia Bulcão, no florete
Washington Alves/COB

Não foi dessa vez! A equipe do Brasil de espada feminino não conseguiu superar a Venezuela e acabou a disputa pelo bronze com o placar de: 45 a 37. Nathalie Moellhausen, Victoria Vizeu, Amanda Simeão e Bia Bulcão ficaram fora do pódio.

Uma partida apertada e muito disputada! Amanda Simeão abriu as disputas e garantiu a vantagem por 4 a 3 contra a Venezuela. Nathalie viu as adversárias empatarem o jogo em 6 a 6, mesmo assim voltou a frente no placar 08 a 07. Victoria Vizeu viu o resultado voltar a igualdade e a Venezuela figurar pela primeira vez na frente do placar: 10 a 09. Logo voltou a empatar, entregou a primeira rodada com 13 a 12 para o Brasil, que novamente tomou a dianteira.

Amanda Simeão abriu a vantagem para dois pontos, quando voltou a entregar para Vizeu. A Venezuela voltou a atacar e abriu 16 a 15. Aos quinze anos, Victoria tomou um cartão e entregou para a experiente Nathalie a desvantagem. A campeã mundial reverteu o placar: 19 a 18.

Mesmo assim, o jogo era disputado toque a toque. Victoria voltou e viu as adversárias abrirem de vez a dianteira: 28 a 22. A missão ficou difícil. Simeão viu o placar acabar: 32 a 25. Mais uma vez foi a vez de Nathalie assumir a responsabilidade. A diferença, no entanto, continuou grande: 45 a 37.

Em Lima 2019

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, a esgrima subiu três vezes no pódio. A equipe a equipe do florete masculino garantiu a medalha de prata. A brasileira Nathalie Moellhausen conquistou a medalha de bronze na espada da esgrima e Bia Bulcão ficou com a medalha inédita no florete feminino.

A categoria na história dos Pans

Ao longo das seis edições em que a categoria espada por equipes feminina esteve presente nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil conseguiu subir ao pódio apenas uma vez. E aconteceu justamente na última edição, em 2015, quando Nathalie Moellhausen, Amanda Simeão e Rayssa Costa foram bronze no Canadá.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Pan 2019